Esporte & Cia

Thursday, Apr 25th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Alison e Emanuel vencem de virada na estreia

E-mail Imprimir PDF

Líderes do ranking olímpico de Vôlei de Praia, os brasileiros Alison e Emanuel estrearam com vitória nos Jogos Olímpicos de Londres. No domingo (29.07), a dupla brasileira foi surpreendida no começo, mas reagiu e superou os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst por 2 sets a 1 (19/21, 21/17 e 16/14) na primeira rodada do Grupo A da competição, realizada na arena montada na Horse Guards Parade, em Londres.

“A estreia foi boa. Serviu para tirar o nervosismo e a ansiedade. Começamos perdendo, mas não deixamos de acreditar na vitória. Passamos por dificuldades na partida e nos superamos. Acabei errando três bolas no fim do jogo, mas não perdi a concentração. Conseguimos sair da dificuldade que os austríacos nos colocaram em pouco tempo e isso é importante”, analisa Alison.

Estreando nos Jogos Olímpicos, o gigante Alison, de 2,03m, dominou a rede, conseguindo 15 pontos de ataque e oito de bloqueio, além de dez defesas. O experiente Emanuel, que chega à sua quinta participação olímpica em Londres, marcou 19 pontos de ataque e conseguiu 12 defesas.

“Cada Olimpíada tem uma historia diferente, mas, ao longo desses anos, aprendi que o primeiro jogo é sempre complicado. A dupla da Áustria foi brilhante no primeiro set, errando pouco e sacando muito bem. Usamos a experiência que temos para manter a energia legal em todo o jogo”, comenta Emanuel.

Depois da vitória na estreia, Alison e Emanuel voltam a jogar em Londres na TERÇA-FEIRA (31.07). Às 6h (de Brasília), os campeões mundiais jogarão contra o brasileiro naturalizado suíço Bella e seu parceiro Patrick Heuscher. Nas duas vezes em que as duplas se enfrentaram no Circuito Mundial, os brasileiros levaram a melhor. A quarta dupla da chave é formada pelos italianos Daniele Lupo e Paolo Nicolai.

O JOGO

O Brasil começou o primeiro set em vantagem e conseguiu abrir 3/1 após um erro de Doppler. Aproveitando-se dos erros dos brasileiros, os austríacos viraram para 10/8 e, pouco depois, ampliaram para 16/13, com um contra-ataque de Horst. Alison e Emanuel conseguiram reduzir a desvantagem para um ponto, mas, no final, Horst largou no fundo da quadra para marcar 21/19 e garantir a vitória dos europeus.

O bloqueio de Alison apareceu no começo do segundo set e, com dois pontos do “Mamute”, o Brasil fez 3/0. Os campeões mundiais conseguiram controlar a parcial e marcaram 14/9 com um contra-ataque de Emanuel. Após uma série de erros brasileiros, a vantagem diminuiu para dois pontos perto do fim (18/16), mas Alison e Emanuel conseguir se manter à frente até o final, quando Emanuel atacou de segunda para fechar em 21/17.

O começo do tie-break foi equilibrado. O Brasil só conseguiu abrir vantagem quando Alison parou Horst duas vezes na rede para marcar 8/5. Os austríacos cresceram na reta final e se aproximaram, mas os brasileiros garantiram a primeira vitória nas areias londrinas com Doppler atacando para fora: 16/14.

Ricardo e Pedro Cunha enfrentam britânicos na segunda rodada

Depois de estrearem com vitória, fazendo 2 a 0 sobre os noruegueses Tarjei Skarlund e Martin Spinnangr, Ricardo e Pedro Cunha voltam à quadra nesta SEGUNDA-FEIRA (30.07), para enfrentar os britânicos Steven Grotowski e John Garcia-Thompson. A partida será às 13h130 e será transmitida ao vivo pelo Sportv.

O outro jogo da chave, envolvendo Skarlund/Spinnangr e os canadenses Josh Binstock e Martin Reader, será mais cedo, às 7h.