Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Alison e Emanuel voltam com medalha de prata

E-mail Imprimir PDF

Recebidos por fãs, parentes e amigos, os campeões mundiais de Vôlei de Praia Alison e Emanuel desembarcaram na noite desta SEXTA-FEIRA (10.08) no Brasil após a conquista da medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Londres. Os brasileiros foram recebidos no Aeroporto Internacional Maestro Antônio Carlo Jobim e valorizaram bastante o resultado obtido pela parceria, formada na temporada 2010.

A medalha olímpica conquistada em Londres sucede uma temporada memorável da dupla, que, em 2011, teve um ano perfeito, conquistando os títulos do Campeonato Mundial, do Circuito Mundial, dos Jogos Pan-Americanos e do Circuito Banco do Brasil.

O capixaba Alison, que participou dos Jogos Olímpicos pela primeira vez, destacou a dedicação apresentada pela dupla em Londres e a satisfação por ter chegado ao resultado em parceria com Emanuel.

“Tentamos de tudo para ficar com o ouro e voltamos ao Brasil de cabeça erguida, pois fizemos o nosso melhor. Meu sonho de conquistar uma medalha olímpica nasceu vendo o Emanuel vencer em Atenas, e 2004, alcançar este objetivo ao lado dele foi muito especial. Formamos uma verdadeira família junto com a nossa comissão técnica nestes últimos anos e o nosso trabalho foi recompensado com a medalha”, diz o capixaba.

Com a experiência de cinco Olimpíadas, Emanuel garantiu sua terceira medalha. A prata londrina junta-se ao ouro de Atenas, em 2004, e o bronze de Pequim, em 2008. Para o campeão olímpico, os Jogos de Londres foram muito especiais.

“Esta foi a Olimpíada mais organizada de que participei. O transporte funcionou perfeitamente, a arena esteve sempre lotada e o clima foi maravilhoso. Foram dias muitos felizes. O vôlei de praia é um esporte novo e, em cerca de 20 anos, alcançou o estágio de um super esporte. Tenho grande orgulho de ter vivido todas essas transformações”, diz Emanuel, que garantiu sua permanência nas areias pelo menos até o fim de 2013.

“Ter participado da Olimpíada de Londres superou as minhas expectativas. Quando encerrei a dupla com o Ricardo, não pensava em chegar até aqui. O trabalho que desenvolvemos, o apoio e a confiança de todo o grupo me fizeram viver esse sonho mais uma vez. Hoje, jogar em 2016 não faz parte do meus planos, mas vamos ver como as coisas acontecem nos próximos anos.Sou muito exigente comigo mesmo e, quando não estiver mais em nível competitivo, serei o primeiro a perceber que chegou a hora de parar. Vou seguir, pelo menos, até o fim de 2013”, acrescenta.

Técnica da dupla, a experiente Letícia Pessoa também garantiu sua terceira medalha olímpica. A carioca também conquistou a prata com as lendárias Adriana Behar e Shelda, em Sydney, em 2000, e Atenas, em 2004, e, pela primeira vez foi ao pódio com uma dupla masculina.

“Só podemos agradecer ao povo brasileiro, à CBV, ao COB e aos nossos patrocinadores, que nos apoiaram para conquistar essa medalha. Estamos muito orgulhosos por essa conquista e satisfeitos com o trabalho que fizemos nesses três anos”, diz a treinadora.

Se o ouro não veio em Londres, ele pode vir na Polônia, onde acontece, na próxima semana, a 11ª e última etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Os brasileiros são os vice-líderes do ranking, com 5.000 pontos, oitenta a menos que os norte-americanos Jake Gibb e Sean Rosenthal, e pode garantir o bicampeonato da competição com um bom resultado nas areias de Stare Jablonki.

“Não esperávamos chegar à última etapa lutando pelo título do Circuito Mundial, já que a nossa preparação foi toda voltada para os Jogos Olímpicos. Mas conseguimos bons resultados ao longo do ano e estamos na briga. Vamos recarregar as baterias com nossos amigos e familiares nestes três dias no Brasil e vamos com tudo para buscar o título na Polônia”, finaliza Alison.