Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Valeskinha, Fofão e Sarah Pavan renovam com o Rio

E-mail Imprimir PDF

A levantadora Fofão, a oposta canadense Sarah Pavan e a meio-de-rede Valeskinha já estão confirmadas na equipe do Rio de Janeiro, oito vezes campeã da Superliga feminina de vôlei e atual campeã sul-americana de clubes, na temporada 2013/14. As três jogadoras são as primeiras renovações anunciadas pelo time carioca, comandado pelo técnico Bernardinho, para as próximas competições, incluindo o Campeonato Mundial de Clubes, em outubro, na Suíça, para o qual a Unilever está classificada. A notícia das renovações foi divulgada na segunda-feira (13/5).

Segundo Fofão, sua decisão de continuar jogando deve-se, principalmente, à confiança que sente em relação à comissão técnica do Rio. "Eles sabem como lidar comigo. A temporada passada foi muito tranqüila. Enquanto estiver motivada, quero continuar jogando", diz a levantadora que, aos 43 anos, foi uma das armas da equipe carioca na conquista do octocampeonato da Superliga. "Estou muito feliz em permanecer com o grupo. A intenção é manter o time forte para novamente chegar à decisão", completa.

Natural de São Paulo, Fofão é dona de um currículo invejável. Além de campeã olímpica em Pequim/08, foi medalhista de bronze nos Jogos de 1996 e 2000; tem sete títulos no Grand Prix; três vice-campeonatos mundiais; e quatro títulos brasileiros (91/92, pelo São Caetano; 1998/99, pelo São Bernardo; 2001/02, pelo Minas; e 2012/13, pelo Rio de Janeiro), entre inúmeras outras conquistas.

A oposta canadense Sarah Pavan, terceira maior pontuadora da Superliga 2012/13 e um dos trunfos da Unilever, conta que está muito animada com a oportunidade de jogar sua segunda temporada seguida pelo time do técnico Bernardinho.

"Gostei muito de jogar no Rio de Janeiro na última temporada e espero que o próximo ano possa ser uma continuação do anterior. Decidi permanecer no Rio porque realmente gostei do alto nível de jogo da Superliga, em especial da Unilever. Sinto que ainda tenho muito a aprender com o Bernardinho e toda a comissão técnica", afirma Sarah. "Morar no Rio me deixou feliz. Os torcedores da Unilever fizeram com que me sentisse em casa, embora minha família estivesse bem longe. Considero o lugar perfeito para jogar por mais um ano", completa.

Desde que chegou ao time, em setembro de 2012, Sarah ganhou o carinho e o respeito da torcida carioca. Dedicada, ela se adaptou bem ao ritmo intenso de treinamentos e à rotina da cidade. "O Bernardo é perfeccionista. Eu também sou. Na Unilever, o treinamento é em alto nível sempre", elogia a jogadora, de 1,96 m, facilmente reconhecida em quadra ou nas ruas.

Renovação e cirurgia

A meio-de-rede Valeskinha, que renovou seu contrato pela quinta temporada, a quarta consecutiva com o time carioca, vai realizar uma cirurgia na terça-feira (dia 14). Na partida contra o Vélez Sarsfield, em jogo válido pelo Campeonato Sul-Americano de Clubes, no último dia 5 de maio, em Lima, no Peru, a campeã olímpica (Pequim/08) teve ruptura total do tendão patelar do joelho esquerdo, lesão confirmada com exames de imagem após sua chegada ao Brasil. A cirurgia será feita pelo Dr. Ney Pecegueiro, médico da equipe.

Considerada uma das mais versáteis jogadoras do vôlei brasileiro, Valeskinha, de 37 anos, traz em seu currículo números imponentes. Tem sete títulos da Superliga, quatro deles pelo Rio de Janeiro, time que defendeu pela primeira vez em 1997, quando a equipe ainda se chamava Paraná e tinha sede em Curitiba (PR). De volta ao time na temporada 2010/11, após passagens pela Turquia e Itália, está entre as mais experientes do grupo e com o status de ter feito parte da equipe pioneira.