Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Brasil vence Bulgária por 3 a 1 e é líder do Grupo A

E-mail Imprimir PDF

O Brasil venceu e, com o resultado de 3 sets a 1, ultrapassou a Bulgária na liderança do Grupo A da Liga Mundial. Na SEXTA-FEIRA (05.07), a equipe brasileira jogou contra a búlgara no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, e venceu com parciais de 24/26, 25/17, 25/20 e 25/23, em 1h47. Com o placar, o time comandado pelo técnico Bernardinho chegou a 16 pontos e a Bulgária, que até o início da partida era líder, manteve os 13.

As duas seleções voltam à quadra neste SÁBADO (06.07), às 10h10, para o segundo e último confronto desta quarta rodada da competição. A vitória pode deixar o Brasil bem encaminhado para a Fase Final, que vai acontecer de 17 a 21 de julho, em Mar del Plata, na Argentina.

Na partida desta sexta, o líbero Alan foi escalado no lugar de Mário Jr, que tinha defendido o Brasil nas três primeiras rodadas. O jogador saiu de quadra satisfeito com a vitória, mas espera uma evolução da equipe brasileira para o segundo confronto.

“A vitória é sempre importante, principalmente depois de um jogo difícil como esse. Temos que nos acostumar com uma partida como essa, contra um adversário de alto nível. De qualquer forma, foi um bom resultado. Esperamos ainda maior dificuldade amanhã e temos que estar preparados para isso”, disse Alan.

O técnico Bernardinho também comentou sobre a entrada do líbero. “Alan é um jogador de muita qualidade. A mudança não foi em decorrência da derrota para a França na última partida e sim porque eu precisava testá-lo. Na minha opinião, ele é superior ao Mário na defesa e o Mário é melhor no passe, mas sabemos que, mesmo na defesa, ele ainda pode melhorar”, disse Bernardinho.

O treinador brasileiro, que na véspera da partida havia elogiado o atacante búlgaro, Sokolov, falou sobre o desempenho abaixo do esperado do adversário. “O passe precisa ter uma eficiência maior, já que sabemos que as segundas partidas deles sempre foram melhores. Hoje não eliminamos, mas conseguimos minimizar os ataques do Sokolov e isso foi nosso ponto forte na partida”, disse Bernardinho.

Maior pontuador do jogo, com 19 acertos, o oposto Leandro Vissotto também comemorou o resultado positivo e chama atenção para a importância do próximo confronto. “O mais importante foi vencer hoje. No primeiro set cometemos muitos erros, que não são do nosso estilo de jogo. Mas conseguimos nos acertar. Para amanhã, precisamos entrar com mais tranquilidade, já que será um jogo fundamental para a nossa classificação”, destacou Vissotto.

O búlgaro Aleksiev foi quem mais marcou para a seleção visitante, com 15 pontos.

O capitão Bruninho analisou a atuação do Brasil a cada parcial. “Sabíamos que a partida de hoje não seria fácil. No primeiro set erramos muitos saques e, a partir do segundo, tivemos melhor aproveitamento. Também conseguimos trabalhar melhor nosso bloqueio. No quarto set nos desconcentramos um pouco, acabamos virando no final. Nossa virada de bola poderia ser melhor e vamos estudar para melhorar isso no jogo de amanhã. Mas a vitória sempre é o mais importante e conquistar esses três pontos foi fundamental”, disse Bruninho.

Na primeira rodada, o time comandado pelo técnico Bernardinho venceu os dois jogos contra Polônia, na casa do adversário. Na semana seguinte, também nos domínios do oponente, o Brasil derrotou a Argentina nas duas partidas. No primeiro fim de semana ao lado da torcida brasileira, em São Paulo, a equipe verde e amarela venceu a França no primeiro jogo e acabou superada no segundo.

EQUIPES

BRASIL – Bruno, Vissotto, Lucão, Éder, Lucarelli e Dante. Líbero – Alan

Entraram – Wallace e William

Técnico: Bernardinho

BULGÁRIA – Bratoev, Gotsev, Skrimov, Yosifov, Aleksiev e Sokolov. Líbero – Salparov

Entraram – Dimtrov, Gradinarov, Samunev e Milushev

Técnico: Placi Camiilo