Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

O Circuito BB na abertura da temporada 2011

E-mail Imprimir PDF

A etapa de abertura da temporada 2011 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia será inesquecível para os cariocas Marcos Cabral e Daniel Souza, de 21 anos. Afinal, foi nas areias de Camburi, em Vitória (ES), que a dupla do Rio de Janeiro superou pela primeira vez, nesta QUINTA-FEIRA (13.11), o qualifying de uma etapa da competição.

Assim como os cariocas, outras cinco parcerias masculinas e outros seis times femininos passaram invictos pelo primeiro dia de jogos na capital do Espírito Santo e garantiram classificação ao torneio principal, que começa às 8h desta SEXTA-FEIRA (14.01).

A classificação da dupla carioca foi conquistada diante do campeão mundial Pará (RJ) e de seu parceiro, o paranaense Raphael, em emocionante partida, vencida pela jovem parceria do Rio de Janeiro por 2 sets a 1 (17/19, 19/17 e 16/14). Antes, na primeira rodada, Marcos e Daniel derrotaram os campeões da etapa de abertura do Circuito Sub-21 Banco do Brasil, Marcus e Gustavo (RJ), por 2 sets a 0, com duplo 21/15.

“Vínhamos batalhando por isto há muito tempo e, agora que conseguimos, a sensação é indescritível. Jogamos dez etapas no ano passado, chegamos perto da vaga em muitas delas, mas acabamos batendo na trave. Este ano o qualifying ficou mais difícil, com menos vagas em jogo, e conseguimos avançar logo na primeira etapa. Agora que a pressão já passou vamos tentar ganhar posições no ranking”, explica Marcos Cabral, lembrando que a parceria com Daniel começou em 2008 e resiste a diversas dificuldades.

“Temos um ótimo relacionamento fora das quadras e isso conta bastante. Além disso, contamos com uma equipe técnica de muita qualidade, liderada pela Mônica Rodrigues (medalhista de prata em Atlanta-1996), que é a nossa técnica, e decidimos apostar na continuidade do trabalho”, acresecenta.

Além de Marcos Cabral/Daniel Souza, também passaram pelo qualifying da etapa capixaba as duplas Beto Pitta/Fred (RJ), Tiago/Gilmário (BA/PB), Wadson/Jefferson (CE/RJ), Júlio/Luciano (ES) e Juca/Zé Írio (BA/MS).

Ágatha e Luiza Amélia avançam na estreia da dupla

No torneio feminino, o grande destaque do qualifying foi a classificação da recém-formada dupla que reúne a paranaense Ágatha e a cearense Luiza Amélia.

Jogando juntas pela primeira vez, a paranaense e a cearense derrotaram Ingrid/Claudinha (RJ) por 2 sets a 0 (18/11 e 18/14) na primeira rodada e depois repetiram o placar, com parciais de 18/14 e 18/12, diante de Isabel Grael e Luciana (RJ/CE) para confirmar a classificação nas areias do litoral capixaba.

“Estou encarando este ano como um grande recomeço na minha carreira. Não fui tão bem nas duas últimas temporadas e, por isso, acabei trocando de equipe técnica, além da mudança de parceira. Além disso, estou voltando a jogar na função de bloqueadora, depois de dois anos no fundo da quadra. Estou motivada e disposta a conseguir um novo crescimento na minha carreira”, acredita a paranaense Ágatha, que volta a ter a seu lado uma parceira mais experiente, depois de jogar ao lado de Fabí (PB), Isabela Maio (ES) e da ex-jogadora de vôlei indoor Raquel (RJ).

“Jogar com uma atleta mais experiente me dá uma tranquilidade maior, pois sei que preciso focar apenas no meu jogo. Quando estou com uma menina mais nova ao lado, fico querendo ajudar e incentivar. Na verdade, a mescla destas duas situações é o mais importante e foram elas que fizeram com que eu me considerasse hoje uma atleta completa”, afirma.

As outras cinco parcerias classificadas foram Josi/Leize (SC), Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ), Thati/Karin (PB/SUE), Fabí/Érica Freitas (PB/MG) e Aline/Isabela Maio (BA/ES).

As duplas classificadas se juntarão a outras 12 parceiras femininas e a 12 times masculinos na disputa do torneio principal. As 18 equipes em cada naipe serão divididas em seis grupos, de onde sairão as duas melhores ao fim da fase classificatória.