Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

O Circuito Mundial de Vôlei de Praia em Brasília

E-mail Imprimir PDF

No domingo (17/04), sob os olhares de cerca de mil pessoas, duas brasilienses, Michelle (ao lado de Renata) e Ângela (em parceria com Priscilla), passaram para o torneio classificatório da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour). Luana/Lili é a outra dupla garantida no quali. O evento acontece até o dia 23 de abril na arena montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com entrada gratuita.

Na abertura da quadra central, com o country quota (cota por país) entre duplas brasileiras, Michelle, conhecida como Chell, jogou com Renata, quarto lugar na Olimpíada de Pequim 2008, e venceu a parceria formada entre Raquel e Semirames, por 2 sets a 0, parciais de 21-14 e 21-18. A brasiliense não esperava jogar em casa esta semana, mas recebeu a notícia de seu técnico, que comunicou a desistência de Ana Paula de jogar o Circuito Mundial ao lado de Renata.

"Tinha acabado de ganhar uma semana de folga aqui em Brasília, depois de jogar a etapa de Santa Maria (RS) do Circuito Banco do Brasil, quando o Vento (técnico) me ligou dizendo que eu jogaria a primeira etapa do Circuito Mundial. Quase pulei no teto", descreveu Chell. "Este é meu segundo torneio internacional (o primeiro foi em 2006, em Vitória, ao lado de Ângela), mas me sinto tranquila porque a Renata é experiente e me passa muita segurança em quadra. Não conheço pessoalmente a maioria das duplas estrangeiras, mas confio na minha parceira. Vou seguir a voz da experiência", comentou a jogadora de 28 anos.

Renata, que está de volta aos torneios internacionais, depois de ter tido seu primeiro filho, se diz muito satisfeita com a nova parceira da etapa. "Nossa ideia é passar o quali, claro, mas o principal agora é jogar com alegria, com o compromisso de fazer o melhor possível, mas sem a pressão do resultado", explicou a atleta, que disputa o Circuito desde 2001 e que ainda não sabe quem será sua dupla nas próximas etapas do Circuito Mundial. "Acho que o ponto forte da Chell é a visão de jogo. Ela se posiciona muito bem em quadra, o que facilita meu trabalho como defensora. Além disso, ele é uma pessoa muito fácil de lidar, com um excelente astral", concluiu a campeã de cinco etapas do Circuito (duas em 2005 e em 2007 e uma em 2008).

Dupla inédita avança
Mesmo sem entrosamento, o time formado pela brasiliense Ângela e pela carioca Priscilla, que morou durante 10 anos nos Estados Unidos, acabou vencendo Elize Maia/Izabel por 2-0 (22-20 e 21-14). Nesta segunda, a partir das 10h30, elas tentam avançar à chave principal da competição. "Nossas famílias estavam aqui e nos apoiaram muito, principalmente no primeiro set, quando tivemos que batalhar muito para virar o placar, depois de ficarmos atrás durante praticamente todo o tempo", comentou Ângela, que disputou 11 etapas do Circuito Mundial no ano passado, ao lado de Val. Priscilla acredita que a experiência internacional da brasiliense vai contribuir para o desempenho da dupla no quali. "Eu voltei ao Brasil há um ano e meio e joguei somente o Circuito Banco do Brasil. É minha primeira vez em um torneio do Circuito Mundial, por isso vou confiar nas dicas da Ângela para analisar nossas próximas adversárias", comentou Priscilla.

Lili/Luana vencem com tranquilidade
O segundo jogo do country quota entre brasileiras foi vencido sem grandes dificuldades pela dupla Luana/Lili. Em menos de uma hora as jogadoras do Vitória (ES) desbancaram Shaylyn/Val por 2 sets a 0: 21-11 e 21-16. "Acabamos sofrendo mais pressão no country quota, porque estamos jogando contra duplas brasileiras, em casa", explica Lili. No ano passado, a dupla também participou da etapa de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, alcançando o 13º lugar, melhor posição nas dez etapas que disputaram em 2010.

Estados Unidos e Alemanha
No country quota entre duplas dos Estados Unidos, Fendrick e Hanson venceram Hochevar e Fopma por 2 sets a 0 (22-20 e 21-17) e garantiram uma vaga no qualifying. Já a dupla alemã Borger e Büthe foi a única que precisou jogar duas vezes para chegar ao qualifying. Elas passaram pelas compatriotas Hüttermann e Schumacher por 2 sets a 0 (21-11 e 21-9) e depois pelas também germânicas Banck e Günther, igualmente por 2 sets a 0, com parciais de 21-14 e 21-8. "Treinamos por quatro meses, mas jogar é totalmente diferente. Eu escutava meu coração bater. Acho que ninguém esperava que vencêssemos duas partidas hoje. Então, a partir de agora, cada jogo que ganharmos vai ser um presente, um título", finalizou Borger.

Country quota masculino
Já os homens entram em quadra nesta segunda-feira, a partir das 14h, quando estão previstas as disputas do torneio "cota por país" (country quota), em que duplas do mesmo país buscam vagas no torneio classificatório. As sete duplas inscritas do Brasil são: Bruno Schmidt e Benjamin; Fábio Luiz e Maciel; Moisés e Ferramenta; Fernandão e Bruno de Paula; Oscar e Beto Pitta; Evandro e Rodrigo e Franco/Lipe.

Resultados country quota feminino da etapa brasileira do
Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour):

17/04
Brasil
Renata/Chell x Raquel/Semírames: 2-0 (21-14, 21-18)
Luana/Lili x Shaylyn/Val: 2-0 (21-11, 21-16)
Ângela/Priscilla x Elize/Izabel: 2-0 (22-10, 21-14)

Alemanha
Borger-Büthe x Hüttermann-Schumacher: 2-0 (21-11, 21-9)
Borger-Büthe x Banck-Günther: 2-0 (21-14, 21-8)

Estados Unidos
Fendrick-Hanson x Hochevar-Fopma: 2-0 (22-20, 21-17)

Programação da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour):

18/04 - 2ª feira
10h30 - Qualifying feminino
14h - Country Quota masculino

19/04 - 3ª feira
8h30 - Chave Principal feminina
Qualifying masculino

20/04 - 4ª feira
8h - Chave Principal feminina
Chave Principal masculina

21/04 - 5ª feira
8h30 - Chave Principal feminina
Chave Principal masculina
15h30 - Semifinal feminina 1
A seguir - Semifinal feminina 2

22/04 - 6ª feira
8h - Chave principal masculina (quadras externas)
9h - Disputa de 3º lugar feminino (quadra central)
10h45 - Final Feminina
A seguir - Cerimônia de premiação
12h - Semifinal masculina 1
A seguir - Semifinal masculina 2

23/04 - Sábado
8h30 - Disputa de 3º lugar
10h - Final masculina
A seguir - Cerimônia de premiação