Nos últimos dois anos, a hegemonia do vôlei de praia feminino ficou nas mãos de Juliana e Larissa. Mas as pentacampeãs do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour) terão que encarar a volta das bicampeãs olímpicas, as norte-americanas Walsh/May-Treanor, depois de quase três anos separadas, em uma ocasião mais do que especial: a final da primeira etapa do Circuito, que está sendo realizada em Brasília (DF). A decisão acontece nesta sexta-feira (22/04), às 10h45, com transmissão ao vivo pela TV Globo. A entrada é gratuita.
O confronto é carregado de muita expectativa, por diversos motivos. Na Olimpíada de Pequim 2008, a aposta era de que a medalha de ouro seria decidida entre as norte-americanas e as brasileiras, mas a lesão de Juliana a tirou da disputa e Larissa, ao lado de Ana Paula, foi eliminada nas quartas-de-final, justamente por Walsh e May-Treanor. No confronto direto, as norte-americanas também levam vantagem: 11 a 3, sendo que a última vitória de Walsh/May-Treanor foi em 2008, no Grand Slam de Berlim. Larissa e Juliana sentiram o prazer de vencer as grandes adversárias uma vez em 2005 (Acapulco) e duas em 2006 (Roma e Paris).
Mas o favoritismo recai sobre as brasileiras quando se é levado em conta o desempenho geral da dupla no Circuito Mundial: Juliana/Larissa é a dupla que mais venceu etapas do campeonato. São 36 títulos, contra 35 das norte-americanas. Além disso, Walsh e May-Treanor não jogavam um torneio oficial desde os Jogos Olímpicos de Pequim. Nas partidas em Brasília (DF), pode-se ver que elas continuam fortes, mas ainda não estão no auge da preparação, que tem como grande objetivo a classificação para Londres 2012.
"Vamos ter que jogar nosso 100% para vencê-las", adiantou Larissa, que protagonizou uma semifinal bastante disputada contra as norte-americanas Ross e Kessy, atuais campeãs mundiais, vencida por 2 sets a 0, com parciais de 21-19 e 23-21. Juliana, eleita jogadora fora de série do Circuito, em 2009 e em 2010, foi mais incisiva ao comentar o que esperar da final: "Elas continuam sendo as velhas e boas Walsh e May, mas nós mudamos bastante. Eu, com certeza, estou melhor do que antes".
"Tenho certeza de que elas não vão entrar em quadra pensando em quantas vezes perderam de nós. Elas dominam o Circuito há anos e nós vamos respeitá-las, sempre. Mas nossa meta é alcançar novamente o topo e para conseguir isso sabemos que temos que bater Juliana e Larissa", comentou Walsh, depois da vitória por 2 sets a 0 (21-15, 21-18) contra as conterrâneas Hanson/Fendrick, na segunda semifinal do dia. "Elas (Juliana e Larissa) sempre tiram o melhor de nós e isso só nos motiva. Acredito que o ponto forte delas é a parte física, a inteligência e o controle de bola", elogiou May-Treanor. "Nós ainda estamos encontrando nosso ritmo, mas tenho certeza de que a final de amanhã (sexta) vai ser uma batalha. Estamos muito animadas com esse jogo. Uma final no Brasil, contra uma dupla brasileira, na nossa volta... não poderia ser melhor", completou ela.
Resultados da chave principal da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour):
21/04
Quinta rodada da Chave das Perdedoras
Kessy-Ross USA x Schwaiger-Schwaiger AUT: 2-0 (25-23, 21-19)
Fendrick-Hanson USA x Xue-Zhang Xi CHN: 2-1 (18-21, 21-19, 15-10)
Quartas-de-final da Chave das Perdedoras
Kessy-Ross USA x Maria Elisa-Talita BRA : 2-0 (21-16, 21-15)
Fendrick-Hanson USA x Goller-Ludwig GER: 2-1 (16-21, 21-17, 19-17)
Semifinais
Larissa-Juliana BRA x Kessy-Ross USA: 2-0 (21-19, 23-21)
May-Treanor-Walsh USA x Fendrick-Hanson USA: 2-0 (21-15, 21-18)
Programação da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour):
22/04 - 6ª feira
8h - Chave principal masculina (quadras externas)
9h - Disputa de 3º lugar feminino (quadra central)
10h45 - Final Feminina
A seguir - Cerimônia de premiação
12h - Semifinal masculina 1
A seguir - Semifinal masculina
23/04 - Sábado
8h30 - Disputa de 3º lugar
10h - Final masculina
A seguir - Cerimônia de premiação