Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Vôlei do Brasil vence o Peru pela Pan-Americana

E-mail Imprimir PDF

No clássico sul-americano entre o Peru e o Brasil, melhor para as brasileiras. Na segunda-feira (04.07), o time verde e amarelo manteve a invencibilidade e conquistou a quarta vitória consecutiva na Copa Pan-Americana ao bater as peruanas por 3 sets a 0 (25/11, 25/18 e 25/23), em 1h08 de jogo, no ginásio da Universidad Autónoma, em Ciudad Juárez, no México.

O Brasil encerrará a participação na primeira fase do torneio, nesta TERÇA-FEIRA (05.07), contra os EUA, às 23h (horário de Brasília). As duas seleções estão invictas e o jogo valerá a liderança do Grupo B. Já no Grupo A, República Dominicana e Cuba lideram a chave e também ainda não perderam no torneio.

As brasileiras contaram com uma boa atuação da campeã olímpica Sheilla que terminou a partida como a maior pontuadora, com 12 pontos. As centrais Fabiana e Thaisa também tiveram atuações destacadas, com 11 e oito acertos, respectivamente.

Para Fabiana mesmo no terceiro set quando as brasileiras chegaram a estar em desvantagem de quatro pontos (13/09), ela acreditava que o Brasil viraria a parcial. “Estávamos focadas e não pensamos que poderíamos perder o terceiro set”, afirmou a capitã do Brasil.

Já o técnico das atuais campeãs olímpicas, José Roberto Guimarães, elogiou a postura das peruanas. “O Peru perdeu uma jogadora importante no início do torneio, o que tornou as coisas difíceis para elas, mas no final as peruanas fizeram um bom trabalho”, explicou Zé Roberto, que ainda pediu para o Brasil diminuir o número de erros.
“Nós precisamos estabilizar um plano de jogo para cometer menos erros”, garantiu o técnico.

O JOGO

O Brasil não deu chance para as peruanas no primeiro set. Com um saque forçado, as brasileiras quebravam o passe das adversárias. A levantadora Dani Lins usava com eficiência as bolas de velocidade das centrais Thaisa e Fabiana, e o Brasil fechou o primeiro set por 25/11.

O Peru voltou melhor para o segundo set, mas o Brasil seguiu dominando o jogo. Em um ponto de ataque da ponteira Fernanda Garay, a vantagem brasileira era de cinco pontos (14/09). No final da parcial, Zé Roberto colocou a oposto Jú Nogueira e a levantadora Fabíola no lugar de Sheilla e Dani Lins e o Brasil manteve o ritmo fechando o set em 25/18.

No terceiro set as peruanas voltaram dispostas a complicar a vida das brasileiras. Com um bom volume de jogo e se aproveitando dos erros do time verde e amarelo, o Peru abriu quatro pontos (13/09). Em um ponto de contra-ataque da ponteira Suelle que substituiu Fernanda Garay desde o início da parcial, o Brasil empatou em 14/14. O set seguiu equilibrado até o final quando as brasileiras fizeram valer a maior experiência e fecharam a parcial em 25/23 selando a quarta vitória consecutiva por 3 sets a 0.

Brasil:
Dani Lins, Sheilla, Paula Pequeno, Fernanda Garay, Fabiana e Thaisa. Líbero – Fabi
Entraram – Fabíola, Juciely, Jú Nogueira e Suelle
Técnico – José Roberto Guimarães

Outros jogos

Dois outros jogos já foram encerrados pela quarta rodada da competição. Pelo Grupo A, a Argentina venceu o Chile por 3 sets a 0 (25/21, 25/15 e 25/15), enquanto pelo Grupo B, Porto Rico passou por Trinidad & Tobago por 3 sets a 0 (25/16, 25/20 e 25/18).