O Florianópolis segue firme na briga pelas primeiras colocações da primeira fase da Superliga Masculina de Vôlei 2011/12. A equipe tetracampeã da competição se impôs fora de casa e superou o Volta Redonda por 3 sets a 0 (25/19, 25/20 e 25/20) em 1h21, na cidade fluminense, na noite do sábado (03/03), pela nona rodada do returno.
O resultado manteve o time comandado pelo técnico Douglas Chiarotti na quarta posição, agora com 41 pontos e 14 vitórias em 20 jogos disputados. O troféu Viva Vôlei de melhor jogador do confronto ficou com o central Gustavo, que foi o maior pontuador da partida, com 10 pontos, sendo seis de ataque, dois de bloqueio e dois de saque.
"Foi um excelente jogo. O time entrou muito concentrado e sabia o que tinha de fazer Não podíamos dar mole para eles e tínhamos de manter o mesmo nível que apresentamos no jogo contra o Sesi-SP", afirmou o treinador do Florianópolis.
A equipe titular teve Bruno (levantador), Rivaldo (oposto), Gustavo e Éder (centrais), João Paulo e Renato Russomano (ponteiros) e Thales (líbero). Dois fatores foram importantes para a vitória do Florianópolis no primeiro set: o saque e os erros da equipe de Volta Redonda.
A equipe tetracampeã da Superliga Masculina fez dois pontos no serviço, fundamento em que é a melhor no campeonato, e contou com 14 entregues pelo rival. Por outro lado, os visitantes erraram pouco. Com isso, estiveram à frente no placar durante todo o tempo e fecharam a parcial em 28 minutos.
A atuação do Florianópolis foi quase a mesma no segundo set, com poucos erros e um saque afiado. A diferença esteve no sistema ofensivo da equipe, que estava muito mais poderoso. Dos 25 pontos, 14 foram conquistados com ataques dos jogadores do time tetracampeão. Mais uma vez, os visitantes não foram ameaçados em nenhum momento, mantendo sempre uma larga vantagem no marcador. Depois de 27 minutos, a partida estava 2 sets a 0.
O terceiro set foi o mais equilibrado. Douglas Chiarotti colocou Kaio para jogar no lugar de Rivaldo como oposto, além de promover a entrada de Renato Felizardo na vaga de Éder no meio de rede durante o jogo.
Após muito tempo, o Volta Redonda, errando bem menos, conseguiu ficar à frente no placar, indo para o primeiro tempo técnico em vantagem por 8 a 7. Houve um momento de total domínio dos donos da casa, com 12 a 9. O Florianópolis colocou a cabeça no lugar e com calma voltou a deixar tudo empatado.
O sprint final veio a partir da segunda parada, com 16 a 15 para os tetracampeões. Após a virada e brigar ponto a ponto, o Florianópolis abriu uma pequena diferença, com 21 a 18, contando com uma grande atuação de Kaio, que fez sete pontos só no terceiro set. Foi o suficiente para administrar e chegar à vitória na cidade de Volta Redonda após 26 minutos.
"A equipe fez um bom jogo, principalmente no saque, nos dois primeiros sets. No terceiro, eu promovi algumas mudanças, e o time de Volta Redonda conseguiu equilibrar mais, neutralizando mais o nosso saque, mas a equipe se encontrou e conseguiu fechar a partida", falou Douglas. O ponteiro Léo e o levantador Murilo também entraram durante o duelo.
Faltam duas rodadas para o fim da fase de classificação, que serão disputadas na próxima semana. Na quarta-feira (07/03), o Florianópolis recebe a UFJF, no ginásio do Capoeirão, em Florianópolis (SC), a partir das 20h00. A equipe tetracampeã da Superliga Masculina faz seu último jogo antes dos playoffs no próximo sábado (10/03), contra o São Bernardo, na cidade do ABC paulista, às 15h30.
"Temos de continuar nesse crescimento. Tivemos uma boa fase no campeonato, aí algumas derrotas, mas voltamos a jogar bem. O importante é manter esse nível até os playoffs. Temos de jogar dessa maneira nas partidas decisivas", concluiu o técnico do Florianópolis.