Mais uma vez, Florianópolis e Minas protagonizaram um jogo de fortes emoções pelas quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei 2011/12. Em partida realizada na sexta-feira (23/03) em Belo Horizonte (MG), o time da casa abriu 2 sets a 0, mas os visitantes reagiram, empataram e tiveram a chance de matar o duelo e a série melhor de três. No fim, os mineiros foram mais felizes e venceram por 3 sets a 2 (26/24, 25/20, 29/31, 24/26 e 18/16), em 2h34min, forçando a realização do terceiro e decisivo confronto dos playoffs.
No primeiro jogo, em Florianópolis, na semana passada, as equipes também foram até o tie-break. Daquela vez, o Florianópolis saiu com a vitória. E por um pouco que não repetiu a dose, já que teve três oportunidades para matar a partida, isso depois de ter buscado um placar de 2 sets a 0 contra. "O time demorou para entrar no jogo, parece que esperamos as coisas aconteceram. Mas depois que vencemos o terceiro set, vimos que dava, que podíamos acreditar. Fizemos um bom quarto set e tivemos tudo para fechar o jogo, mas vamos ressaltar que a equipe deles também jogou bem", disse Douglas Chiarotti, técnico do Florianópolis.
De todos os sets, apenas o segundo não foi tão acirrado e não passou da contagem normal. Desde o início da partida, as equipes revezaram no controle da partida. No primeiro set, o Florianópolis teve a chance de vencer, quando estava em 24 a 23, deixando escapar a vitória. Por outro lado, no terceiro, o Minas poderia ter decidido o jogo a seu favor muito antes do tie-break, com três match points. Mas os visitantes resistiram e fecharam em 31 a 29 em uma bola colocada sensacional de Renato Russomano, encobrindo a defesa rival.
Durante a partida, vários jogadores apareceram de forma decisiva, virando bolas, como o ponteiro João Paulo e os centrais Éder e Gustavo. Mas Rivaldo foi o mais acionado e rodou muitas bolas, ajudando o Florianópolis a levar o jogo para o tie-break. O oposto foi o maior pontuador do confronto, com 27 pontos.
Um jogo a ponto de ser perdido poderia ter sido ganho no quinto set, e o Florianópolis esteve perto disso, controlando o placar durante quase todo o tempo. Porém, o Minas foi mais eficaz nos últimos pontos. Com isso, a equipe comandada pelo técnico Douglas Chiarotti deixou a quadra pensando no que tem de fazer para conseguir a classificação na partida decisiva na semana que vem.
"Vamos ter de pensar e estudar mais. Trabalhar melhor. Não fomos bem na defesa, no saque e no bloqueio. Precisamos melhorar nosso sistema defensivo. Eles fizeram o que sabíamos o que eles iriam fazer, mas não trabalhamos para mudar isso. Mas temos potencial e condições para vencer na nossa casa. Temos de ter mais coração e mais atitude. Acredito que esse grupo pode chegar lá", concluiu Douglas.
Florianópolis e Minas decidem uma vaga nas semifinais da Superliga Masculina na próxima sexta-feira (30/03), no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC), a partir das 21h00. Quem vencer pega o ganhador da série entre Cruzeiro e São Bernardo, que também foi para a terceira partida.