Esporte & Cia

Saturday, Oct 19th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Brasília está no Circuito Mundial de Vôlei de Praia

E-mail Imprimir PDF

A etapa de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB SWATCH World Tour 2012), que tem início no dia 15 de abril, não conhece outras campeãs senão a dupla brasileira Juliana/Larissa. As atletas subiram ao topo do pódio em todas outras edições em que o evento foi realizado na cidade, de 2009 a 2011. Como tricampeãs da etapa, hexacampeãs do Circuito e atuais detentoras do título do Campeonato Mundial, Juliana e Larissa começam a temporada internacional de 2012, na Esplanada dos Ministérios, como favoritas, diante de outras 70 duplas de 27 países.

"A etapa em si já um amuleto para mim. Foi lá, em 2009, que disputei o primeiro torneio internacional depois da minha lesão no joelho (que a tirou dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008) e saímos com o título, assim como nos dois anos seguintes. Além disso, temos um público fiel, que nos acompanha desde o primeiro treino até o último jogo, e muitos amigos. É um clima tão informal, que nem parece que estamos em um torneio", descreve Juliana, de 28 anos, eleita pela FIVB a melhor jogadora da temporada, pelo terceiro ano consecutivo. Ela completa: "O Circuito este ano vai ser um teste para a gente chegar bem aos Jogos Olímpicos (em julho, em Londres), com confiança, preparadas para um título que a gente quer muito".

Para Larissa, os títulos no Campeonato Mundial (Roma, junho de 2011), e no Pan-Americano (Guadalajara, outubro de 2011) foram muito importantes para a confiança da dupla. "São competições parecidas com as Olimpíadas e elas nos mostraram que estamos no caminho certo, tanto tecnica, como psicologica e estrategicamente", afirmou a melhor levantadora da FIVB, entre os anos de 2006 e 2011. Aos 29 anos, a atleta também conhece o lado ruim que o favoritismo pode trazer: a pressão. "Não adianta agora, estando tão perto das Olimpíadas, querer demais, mentalizar só o título. A gente sabe que estar sob pressão acaba só atrapalhando. O que vamos fazer é manter o que vem dando certo, treinar bastante, continuar avaliando os jogos e assistindo aos vídeos das duplas adversárias. Os torneios do Circuito Mundial são importantíssimo para ir aperfeiçoando nosso jogo e estudando os times. O objetivo é chegar em Londres no nível máximo", finaliza ela.

Mais brasileiras no topo

O Brasil sempre foi referência e manteve a tradição no vôlei de praia: em sua primeira participação nos Jogos Olímpicos (Atlanta, 1996), as brasileiras Jacqueline e Sandra Pires levaram o título, conquistando o primeiro ouro olímpico do país na categoria feminina. Depois ainda viriam Adriana Behar e Shelda (prata em Sydney, 2000, e Atenas, 2004) e Adriana Samuel e Sandra Pires (bronze em 2000).

Por isso, como é de se esperar, Juliana e Larissa não são as únicas brasileiras na elite do esporte. Inscritas na etapa brasileira, Talita e Maria Elisa (vice-campeãs do Circuito Mundial em 2009 e 2010) e Taiana e Vivian (vice-campeãs do Grand Slam da Áustria do Circuito Mundial em 2010 e medalhas de bronze no evento teste dos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto do ano passado) formam as outras duas duplas com chances de serem convocadas para representar o país nas Olimpíadas.

Ângela/Lili (dupla campeã do evento teste), Renata/Elize, Maria Clara/Raquel, Shaylyn/Val, Agatha/Barbara, Érica/Thatiana, Neide/Rebecca e Michelle/Michelle completam a lista de brasileiras inscritas em Brasília.

O mundo no Distrito Federal

Bicampeãs olímpicas e vices no Circuito do ano passado, Walsh e May (EUA) dividem o favoritismo entre as duplas estrangeiras com as conterrâneas Kessy e Ross e as chinesas Xue e Zhang Xi. Da Europa, destaque para a dupla italiana Cicolari/Menegatti, Keizer/Van Iersel, da Holanda, e para as alemãs Goller e Ludwig.

Programação

A disputa pelo título do torneio feminino na etapa de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia começa no domingo, dia 15 de abril, a partir das 14h, com os jogos válidos pelo country quota (se necessário). No dia seguinte, a partir das 9h, é a vez das partidas do classificatório. Somente na terça, dia 17, tem início (às 8h), a chave principal, com semifinais na quinta, dia 19 (a partir das 15h), e final na sexta (dia 20) às 10h45.