Das cinco duplas brasileiras que encararam o sol forte de Brasília na sexta-feira (20 de abril) pela chave principal do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, apenas Ricardo/Pedro Cunha conseguiram avançar sem derrotas e estão na semifinal da etapa. Alison/Emanuel, Moisés/Vitor Felipe e Harley/Evandro encerraram o dia com uma vitória e uma derrota e terão um caminho mais longo na rodada deste sábado para chegar ao título.
Na primeira partida desta sexta, Ricardo/Pedro Cunha duelou contra Márcio Araújo/Pedro Solberg e venceu por 2x0 (21/14 e 21/11). Na sequência, a dupla encarou os alemães Erdmann/Matysik e marcou 2x0 (21/19 e 21/11).
"Esperava um jogo mais difícil contra os alemães, pois eles (Erdmann/Matysik) vieram de uma vitória contra Alison/Emanuel no primeiro jogo, e estavam com moral. Mas impusemos um ritmo forte desde o início da partida, abrimos vantagem no placar e estivemos bem em todos os fundamentos. Agora é preciso descansar e nos preparar para mais um dia de batalha", disse Ricardo, campeão olímpico em Atenas 2004.
De acordo com Pedro Cunha, as expectativas da parceria cresceram após as vitórias nesta rodada de abertura da chave principal. "Este ano melhoramos nossa comunicação na areia, temos personalidades semelhantes e, apesar dos momentos de dificuldades, estamos evoluindo como time. As expectativas para esta etapa são as melhores possíveis. Vamos ter tempo para descansar e nos reidratar, já que o clima é bastante seco em Brasília".
Em outro duelo entre brasileiros, Harley/Evandro levaram vantagem diante de Moisés/Vitor Felipe. Porém, no segundo jogo, a dupla não passou pelos espanhóis Herrera/Gavira. "O importante é que a cabeça está tranquila. Será um caminho mais longo com esta derrota, mas ainda temos chances e vamos lutar até o fim, com o apoio desta torcida", completou o brasiliense Harley.
Alison/Emanuel e Moisés/Vitor Felipe perderam as primeiras partidas, mas recuperaram-se no final da rodada e voltam à areia neste sábado para confrontos contra parcerias norte-americanas. Alison/Emanuel encara os atuais campeões olímpicos Rogers/Dalhausser, que eliminou Márcio Araújo/Pedro Solberg, enquanto Moisés/Vitor Felipe enfrenta Fuerbringer/Lucena.
"Como não estávamos 100% fisicamente, pelo desgaste do dia, precisamos contar com o trabalho de equipe e ter bastante paciência para continuar na disputa", analisou Emanuel. Alison agradeceu o apoio da torcida no tie-break contra Samoilovs/Sorokins (LAT). "O tempo seco aumenta o desgaste após cada ponto. O apoio da torcida foi e vai ser fundamental".
Programação
21/04 - Sábado
9h - Chave Principal masculina
15h - Semifinal masculina 1
A seguir - Semifinal masculina 2
22/04 - Domingo
9h30 - Disputa de 3º lugar masculino
11h15 - Final masculina
A seguir - Cerimônia de premiação
Serviço
Etapa de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB SWATCH World Tour 2012)
Data: 15 a 22 de abril de 2012
Local: Esplanada dos Ministérios, quadrante 1, Brasília
Entrada franca