Esporte & Cia

Friday, Apr 26th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Rogers e Dalhausser são tri no Mundial de Vôlei de Praia

E-mail Imprimir PDF

No domingo (dia 22 de abril), os norte-americanos Rogers e Dalhausser conquistaram pela terceira vez consecutiva a medalha de ouro da etapa de Brasília do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB SWATCH World Tour 2012), na arena montada na Esplanada dos Ministérios. Em final 100% norte-americana, os atuais campeões olímpicos passaram com facilidade pela parceria formada por Fuerbringer e Lucena: 2x0 (21-17, 21-18). A vitória rendeu 300 pontos no ranking da FIVB e US$ 30 mil dólares à dupla Rogers/Dalhausser. Na disputa pela medalha de bronze, Ricardo/Pedro Cunha contaram com o apoio da torcida brasiliense para derrotar os espanhóis Herrera e Gavira.

"Enfrentar uma dupla norte-americana é sempre mais complicado, porque nos conhecemos muito bem. Deu pra sentir isso pelo número de ralis que fizemos durante a partida", analisou Dalhausser, de 32 anos, eleito o melhor levantador das temporadas 2009, 2010 e 2011 do Circuito Mundial. "Apesar de muitos brasileiros terem sonhado com uma final entre Estados Unidos e Brasil, nós sempre preferimos jogar contra nossos conterrâneos", contou Rogers.

A dupla número um dos Estados Unidos chegou 40 vezes em semifinais do Circuito, levando para casa 22 ouros, sete pratas e oito bronzes. "Desta vez tivemos um caminho mais longo para chegar ao título. Fizemos ao todo nove jogos e tivemos que passar por quatro duplas brasileiras. Realmente gostamos muito de ganhar no Brasil", sorriu Rogers, de 38 anos.

Para os medalhistas de prata, nada de decepção. "Infelizmente cometemos mais erros na partida. A dupla Rogers/Dalhausser são adversários fortes e eles colocaram a pressão do nosso lado. De qualquer maneira, esta medalha é muito importante em um ano de disputa olímpica", admitiu Lucena. "Estamos disputando a segunda vaga dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de Londres contra Gibb/Rosenthal. Com estes pontos conquistados na etapa de Brasília ficamos em uma posição um pouco mais confortável no ranking", explicou Fuerbringer.

Bronze para o Brasil

Ricardo e Pedro Cunha garantiram o Brasil no pódio da etapa de estreia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. A dupla brasileira encarou o sol forte em Brasília e, com o apoio dos 4.500 fãs que lotaram a arena, venceu os espanhóis Herrera/Gavira por 2x0 (parciais de 21/18 e 21/14), conquistando a medalha de bronze.

Para driblar o calor, as duplas fizeram um jogo mais tático, aproveitando os espaços vazios na marcação adversária. Sacando melhor, Ricardo/Pedro Cunha dificultou a recepção dos espanhóis e os dois metros de altura de Ricardo renderam pontos importantes de bloqueio para a dupla brasileira. Um erro de Herrera, ao armar o ataque espanhol, fechou a partida.

"Hoje foi o dia mais quente e abafado do torneio. Eu senti muito o calor. Mas conseguimos fazer um jogo melhor do que o da semifinal, contra Rogers/Dalhausser. A defesa funcionou, sacamos melhor e consegui marcar pontos essenciais de bloqueio. Foi uma vitória importante, principalmente para somar pontos no ranking, rumo aos Jogos Olímpicos", explicou Ricardo, que tem três medalhas olímpicas na carreira (prata em Sidney 2000, com Zé Marco; ouro em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, ao lado de Emanuel).

Ricardo e Pedro Cunha formaram a parceria em julho do ano passado, visando a disputa dos Jogos de Londres. Eles foram indicados pela Confederação Brasileira de Voleibol e concorrem com Alison/Emanuel e Márcio/Pedro Solberg para as duas vagas do Brasil na competição olímpica. "Estamos em uma crescente. A dupla vem evoluindo, ganhando mais ritmo a cada jogo. Esta é nossa sexta etapa do Circuito Mundial (obtiveram duas medalhas de ouro, na Áustria e na Holanda, em 2011) e senti que neste torneio nos apresentamos melhor do que nas etapas do Circuito Nacional. Fazer um grande número de jogos a cada torneio é importante, pois temos pouco tempo para treinar entre as viagens", apontou Pedro Cunha.