O Amil Vôlei contratou uma das revelações do vôlei europeu. O novo reforço do time de Campinas é a ponteira Elitsa Vasileva, de 22 anos, titular da seleção da Bulgária e destaque, nas duas últimas temporadas, do Bérgamo, da Itália, uma das equipes mais importantes do mundo.
"Ela é uma jogadora jovem, mas com boa experiência internacional. Ela participou de competições importantes e tem grande potencial. Ela tem 1m94 e vai muito bem nas bolas altas. Além disso, tem muito talento e bom bloqueio", elogia o técnico do Amil Vôlei, José Roberto Guimarães.
Vasileva começou a carreira no CSKA Sofia, mas foi para o vôlei italiano rapidamente. Na Itália, se tornou uma das principais atletas da posição no continente. Foi vice-campeã europeia em 2010 e conquistou a medalha de bronze no Europeu de 2011 com a seleção búlgara. Jogando pelo Bergamo/ITA, conquistou o título do Campeonato Italiano e da Supercopa da Itália em 2011.
"Joguei contra ela várias vezes e gostei de suas atuações. Ela sempre foi uma jogadora difícil de parar e que me dava muito trabalho quando enfrentava. Tenho certeza que será um dos destaque do nosso time", completa Zé Roberto.
Feliz por jogar no Brasil, Vasileva se apresenta ao Amil Vôlei no fim de agosto. Ao seu lado estarão destaques do vôlei nacional, como a central Walewska, campeã olímpica com a seleção brasileira, e a levantadora Fernandinha, que está treinando com o grupo da seleção que se prepara para as Olimpíadas de Londres.
Além do trio, o elenco do Amil Vôlei conta ainda com as centrais Natasha (ex-Minas), Andressa (ex-Araçatuba), a ponteira Priscila Daroit (ex-Mackenzie), a oposto Ju Nogueira (ex-Rio) e a levantadora Priscila Heldes (ex-Mackenzie).
As jogadoras
Elitsa Vasileva (22 anos, 1m94, ponteira)
Jogadora da seleção da Bulgária, Valiseva é uma das grandes revelações do vôlei europeu nos últimos anos. Começou a carreira no CSKA Sofia, mas logo foi para o vôlei italiano, onde se tornou uma das principais atletas da posição no continente. Foi vice-campeã europeia em 2010 e conquistou a medalha de bronze no Europeu de 2011 com a seleção búlgara. Pelo seu ex-clube, o Bergamo/ITA, conquistou o título do Campeonato Italiano e da Supercopa da Itália em 2011.
Walewska (33 anos, 1m90, meio-de-rede)
Uma das maiores centrais que o vôlei brasileiro já revelou, Walewska chega com a experiência de campeã olímpica ao Amil. Aos 33 anos, ela acumula ainda a medalha de bronze na Olimpíada de Sydney, em 2000, e o vice-campeonato no Mundial de 2006, sempre pela seleção brasileira. A jogadora participou da última edição da Superliga pelo Vôlei Futuro.
Fernandinha (32 anos, 1m75, levantadora)
Experiente, a levantadora de 32 anos está de volta ao vôlei brasileiro após cinco anos na Europa. Em 2007, deixou o Finasa, de Osasco, para jogar na Itália. Passou por três times do país até o fim de 2011, quando foi jogar no Azerbaijão, defendendo a equipe do Igtisadchi Baku. Graças ao bom momento no vôlei europeu, a levantadora voltou a ser convocada para a seleção nesta temporada e pode disputar os Jogos Olímpicos de Londres.
Natasha (26 anos, 1m90, meio-de-rede)
Também central, Natasha chega após brilhar na Superliga 2011/2012 pelo Usiminas/Minas Tênis. Capitã do time, foi uma das dez maiores bloqueadoras de toda a competição e a terceira maior pontuadora do time. Com isso, foi convocada para a seleção brasileira e faz parte do grupo que se prepara para os eventos da temporada, incluindo os Jogos Olímpicos de Londres.
Ju Nogueira (23 anos, 1m90, oposto)
Jovem jogadora, Ju Nogueira foi campeã da última Superliga pela Unilever. Fez parte do grupo convocado para a seleção brasileira. Até o ano passado defendeu a seleção sub-23, pela qual foi campeã dos Jogos Sul-Americanos em 2010 e da Copa Pan-Americana em 2011. Ainda conquistou a Universíade no ano passado. Jogou uma temporada na Suíça e já defendeu, entre outros, Finasa, Mackenzie e Uniara.
Priscila Daroit (23 anos, 1m83, ponteira)
Outra revelação do vôlei nacional, Priscila Daroit também faz parte do grupo convocado para a seleção brasileiras, depois de participar da seleção de novos no ano passado. Na Superliga 2010/2011, foi uma das maiores pontuadoras do campeonato e liderou sua equipe, o Mackenzie/Cia do Terno - na edição seguinte, ela sofreu uma lesão no joelho e jogou pouco.
Priscila Heldes (20 anos, 1m76, levantadora)
A outra Priscila do time também jogava no Mackenzie/Cia do Terno. Como levantadora titular, levou a equipe às quartas de final da Superliga, na qual foram eliminadas pela campeã Unilever apenas no terceiro jogo. Também tem passagem pelas seleções menores.
Andressa (22 anos, 1m92, meio-de-rede)
Andressa é mais uma das centrais da Amil Vôlei. Ela jogou no Vôlei Futuro ao lado de Walewska e chegou até as semifinais da Superliga 2011/2012. Também faz parte do grupo convocado para a seleção brasileira na temporada 2012 e fez parte de seleções menores em anos anteriores.