Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Brasil continua invicto nas areias em Londres 2012

E-mail Imprimir PDF

Doze vitórias, 24 sets ganhos e apenas três perdidos. É este o aproveitamento do Brasil, único país invicto no torneio de Vôlei de Praia dos Jogos Olímpicos de Londres, no encerramento da primeira fase da competição. Talita e Maria Elisa, que disputaram, nesta QUINTA-FEIRA (02.08), a última partida envolvendo duplas nacionais na fase classificatória na arena montada na Horse Guards Parade, garantiram o 12º resultado positivo do país derrotando as australianas Louise Bawden e Becchara Palmer por 2 sets a 1 (18/21, 21/16 e 15/9), na terceira rodada do Grupo E.

O saque de Maria Elisa foi um dos destaques da vitória das brasileiras sobre a dupla australiana. Ela conseguiu sete pontos no fundamento e 12 no ataque, além de oito defesas. Talita contribuiu para o resultado positivo do Brasil com 16 pontos de ataque e cinco de bloqueio.

"Elas já estavam eliminadas e entraram muito soltas no jogo. Demoramos a nos adaptar ao estilo delas, mas felizmente tivemos lucidez no momento certo", afirma Maria Elisa.

Com vitórias sobre Madelein Meppelink/Sophie Van Gestel, da Holanda, e Sara Goller/Laura Ludwig, da Alemanha, além das australianas, Talita e Maria Elisa terminaram em primeiro lugar na chave e avançaram diretamente às oitavas de final, repetindo o desempenho de Juliana/Larissa, Ricardo/Pedro Cunha e Alison/Emanuel.

Avançaram diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada uma das seis chaves da primeira fase e os dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão, ainda nesta quinta, as últimas duas vagas disponíveis. Após a definição de todos os classificados, será realizado o sorteio que determinará os confrontos da fase eliminatória. Por terem avançado em primeiro lugar de seus grupos, as duplas brasileiras não podem se enfrentar na rodada das oitavas.

O JOGO

A dupla australiana começou a partida melhor e abriu 5/3 em um ataque de Palmer. O Brasil chegou à igualdade com um saque de Maria Elisa e virou com um bloqueio de Talita: 7/6. Depois de algumas reviravoltas, as australianas ficaram em situação confortável após uma boa sequência de saques de Bawden (18/14). O Brasil encostou em 19/17, com um saque de Maria Elisa, mas Palmer atacou no corredor para fechar o set em 21/18.

No saque, Bawden fez a dupla australiana abrir 5/1 no começo do segundo set. O Brasil reduziu a diferença ponto a ponto e, com um saque de Maria Elisa e um bloqueio de Talita, passou à frente em 11/10. A vantagem brasileira aumentou quando Talita contra-atacou para marcar 14/11. No fim, a brasileira deu uma largada no corredor para fechar o set em 21/16.

A dupla brasileira começou o tie-break melhor e conseguiu abrir 4/1 em um ataque de Maria Elisa. Um erro de Talita no ataque igualou o marcador no sexto ponto. Com dois pontos consecutivos, um de ataque e outro de saque, Maria Elisa devolveu a vantagem de três pontos ao Brasil em 9/6. Perto fim, a diferença aumentou para cinco pontos (13/8). Um bloqueio de Talita assegurou a vitória brasileira: 15/9