Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Juliana e Larissa lutam pelo bronze em Londres

E-mail Imprimir PDF

As brasileiras Juliana e Larissa disputarão a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Londres. Invictas e sem perder sets até as semifinais, as campeãs mundiais foram superadas na terça- feira (07.08) pelas norte-americanas Jennifer Kessy e April Ross por 2 sets a 1, parciais de 21/15, 19/21 e 12/15, na arena montada no Horse Guards Parade.

Campeãs mundiais, pan-americanas e brasileiras, Juliana e Larissa tentarão conquistar a primeira medalha olímpica da dupla nesta QUARTA-FEIRA (08.08), às 15h (de Brasília), no confronto com as chinesas Chen Xue e Zhang Xi. Duas horas depois, as bicampeãs olímpicas Kerri Walsh e Misty May, que derrotaram as chinesas por 2 a 0, com duplo 22/20, tentarão o tricampeonato diante de Kessy e Ross.

“Elas jogaram melhor do que nós. Em um momento que não poderíamos falhar, cometemos muitos erros. Elas foram mais felizes e nos superaram. A Olimpíada é um momento único e demos tudo que podíamos, mas infelizmente não deu. Trabalhamos para disputar o ouro, mas ainda não acabou. Vamos buscar o bronze porque subir ao pódio vai ser muito importante para nós”, afirma Larissa.

Na semifinal, Larissa conseguiu 25 pontos de ataque e três de saque, além de 11 defesas. Juliana, que pontuou 11 vezes no ataque e uma no saque, além de ter obtido seis defesas, acredita que um ponto de saque que aproximou as norte-americanas no placar no meio do segundo set foi determinante na virada.

“Começamos o jogo muito bem e dominamos o segundo set até sofrermos um ponto de saque na linha. A partir daí, elas viraram e não conseguimos mais alcançá-las. Agora temos que levantar a cabeça para conquistar o bronze, que valorizaria muito a nossa história”, lamenta Juliana.

Na disputa de terceiro lugar, as brasileiras tentarão confirmar o retrospecto favorável diante das chinesas, medalhistas de bronze em Pequim, há quatro anos. Em 31 confrontos já realizados, Juliana e Larissa saíram com a vitória em 22 oportunidades.

“A dupla chinesa é muito forte. Este jogo poderia ser a final da Olimpíada e certamente e as duplas vão jogar com coração ferido. Queremos esquecer o mais rápido possível desta semifinal para lutarmos pelo bronze”, diz Juliana.

Antes da derrota na semifinal, as brasileiras venceram os cinco jogos que disputaram em Londres, sem perder sets. Na primeira fase, Juliana e Larissa derrotaram Natacha Rigobert/Elodie Li Yuk, das Ilhas Maurício, Ilka Semmler/Katrin Holtwick, da Alemanha, e Hana Klapalova/Lenka Hajeckova, da República Tcheca. Nas oitavas, passaram por Madelein Meppelink/Sophie Van Gestel, da Holanda, e nas quartas eliminaram Sara Goller/Laura Ludwig, da Alemanha.

O JOGO

O início da partida teve diversas reviravoltas e as duplas se revezaram à frente do placar. As brasileiras assumiram a liderança em 11/10, com um saque de Juliana, e cresceram na partida. A diferença aumentou para 15/12, com um contra-ataque de Larissa, e chegou a 19/13, com outro ponto da paraense. No final, Juliana fez uma largada no corredor para assegurar a vitória brasileira em 21/15.

O segundo set também teve começo equilibrado. Um erro de Kessy deu ao Brasil dois pontos de frente em 8/6. Pouco depois, Larissa atacou na diagonal e ampliou para 11/7. Um saque de Ross entre as duas brasileiras reduziu a diferença para um ponto em 14/13 e uma largada da mesma atleta empatou o jogo. Pouco depois, Kessy bloqueou duas vezes e virou para 17/15. Um erro das norte-americanas empatou o placar em 19/19. Um ataque de Ross fechou o set em 21/19.

No terceiro set, a dupla dos Estados Unidos começou melhor e abriu 5/3 em um ataque forte de Ross. No contra-ataque, Larissa empatou o jogo no quinto ponto. Pouco depois, a brasileira atacou para fora e as norte-americanas marcaram 7/5. Mantendo a vantagem até o fim, as campeãs mundiais de 2009 fecharam o jogo em 15/12.