O Campinas começou com vitória a fase final do Campeonato Paulista Masculino de Voleibol da Divisão Especial 2012. A equipe de Campinas venceu em casa o Sesi/SP por 3 x 2, com parciais de 21/25, 25/23, 25/17,18/25 e 15/13 em mais de duas horas de partida e deu o primeiro passo rumo ao primeiro título no estadual. A sequência da série melhor de três será no próximo sábado, dia 20, às 13h no Ginásio do Sesi, na Vila Leopoldina, em São Paulo.
No primeiro set, os visitantes sempre estiveram na frente no marcador. A vantagem chegou a ser de quatro pontos (11/15). E mais tarde foi de cinco, (14/19). O Sesi precisou de 2 sets points para fechar o primeiro set em 21/25 em 33 minutos. O time de Giovane Gávio foi mais equilibrado, com destaque para o saque forçado.
A segunda série teve início com o Campinas melhor e abrindo o placar e tendo pequena vantagem de três pontos (6/3). Mas o Sesi foi buscar o placar, e chegou a igualdade antes do primeiro tempo técnico, virando o jogo para 7/8, destaque para a atuação de Lorena no saque (com 2 pontos de ace). A partir daí os times mostraram um grande nível de voleibol, com um set marcado pelo equilíbrio e o revezamento na liderança do placar. Campinas fechou o set em um erro de saque de Murilo com 25/23 após 32 minutos.
Embalado pelo resultado no set anterior, os donos da casa dominaram a terceira série, sempre na liderança do placar. O time comandado por Marcos Pacheco soube aproveitar os erros e o nervosismo do Sesi para fechar em 25/17 em 26 minutos.
O quarto set começou com os ânimos alterados, mas rapidamente os times focaram as atenções no jogo. O Sesi/SP mostrou bom equilíbrio emocional, e mesmo sem dois jogadores importantes, conseguiu apresentar seu voleibol para ficar à frente do marcador, chegando a abrir uma vantagem de sete pontos (11/18) e mais tarde ampliando para oito a diferença. O Sesi empatou o jogo ao fechar o set com 18/25 em 34 minutos. Foi visível a perda de concentração dos campineiros.
O último set confirmou porque as duas equipes repetem a final do ano passado. Equilíbrio, muitos ralis e belas jogadas foi o que se viu. A torcida presente no ginásio do Taquaral empurrou o time da casa, fazendo o Campinas voltar com força total para o jogo. O Medley fechou o set em 15/13. E venceu primeiro jogo da série melhor de três.
Diogo, do Campinas comentou sobre o resultado. "Para ser campeão temos que dar dois passos, e agora demos apenas o primeiro. Temos uma pequena vantagem, mas nada está ganho. Temos que ir lá e buscar este segundo passo", analisou Diogo.
Murilo, representante do Sesi/SP lamentou a confusão e avaliou a atuação de seu time neste primeiro jogo da final do Paulista. "As discussões dentro de quadra são normais e fazem parte do jogo. O que não pode é deixar que elas prossigam para fora da quadra, envolvendo outras pessoas. Uma pena. Quanto ao jogo, começamos bem, e mesmo depois da confusão e de perder dois jogadores voltamos com a cabeça no lugar, tanto que ganhamos o quarto set, mas outros erros durante a partida é que nos prejudicaram", contou.
Ânimos alterados tiram Léozão e Lorena do jogo
Um episódio lamentável durante o intervalo do terceiro para o quarto set. Léozão e Lorena, do Sesi/SP se envolveram em uma discussão com funcionários do time do Campinas, e acabaram recebendo cartão vermelho, ficando fora da partida. O time da casa precisou retirar do ginásio os envolvidos na confusão do ginásio do Taquaral.
Campinas começou:
Murilo, Rivaldo, Jurquin (cubano), Gustavo, Orestes, Renato além do líbero Alan. Entraram: Rodriguinho, André Heller, Diogo, Franck, Franco - técnico Marcos Pacheco.
Sesi/SP iniciou com:
Sandro, Lorena, Mão, Murilo, Cidão, Éder, e o líbero Sérgio Escadinha. Entraram: Léozão, Ari, Cléber - técnico Giovane Gávio.
Programação da Final:
14/10 - 13h - Campinas 3 x 2 Sesi/SP - Campinas - Ginásio do Taquaral
20/10 - 13h - Sesi/SP x Campinas - São Paulo - Sesi Leopoldina
22/10 - 18h30 - Sesi/SP x Campinas - São Paulo - Sesi Leopoldina - se necessário