Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Campinas aposta na central da Seleção Infanto-Juvenil

E-mail Imprimir PDF

O mais novo reforço do Campinas para a temporada 2013/14 é exatamente isso: novo. Ou melhor, jovem. Com apenas 17 anos, a central Gabriela Martins Silva, a Gabi, é uma aposta do técnico Zé Roberto. A atleta, que se integrou à equipe na tarde da segunda-feira (12/08), chega direto do Campeonato Mundial Infanto-Juvenil da Tailândia, onde conquistou a medalha de bronze. E com direito ao maior número de pontos (13) na vitória por 3 sets a 0 sobre o Peru, dia 4 de agosto, na partida que definiu o terceiro lugar para a Seleção Brasileira.

A partir de agora, os objetivos de Gabi se ampliam à medida que ela inicia uma nova fase na carreira. "Mal posso acreditar que estou aqui. É um sonho! Quero aprender muito com cada uma das jogadoras e com a comissão técnica para realizar meu sonho de jogar uma partida da Superliga junto com elas", afirma. Além de ajudar a equipe campineira na luta pelos títulos da Copa São Paulo, Campeonato Paulista e Superliga, a jovem meio-de-rede pretende ir ainda mais longe na carreira a médio e longo prazo.

Para Gabi, chegar a um time de alto nível como o Campinas é o primeiro passo para atingir seu maior objetivo: ser campeã olímpica. "Tendo grandes jogadoras ao meu lado, vou me espelhar nelas e trabalhar duro para alcançá-las. Ter grandes craques ao meu lado é um motivo para aumentar minha motivação", diz a central, lembrando as novas companheiras como Walewska, Tandara, Natália, Carol Gattaz, entre outras. "Espero adquirir experiência, aprender tudo que eu puder com elas e me tornar uma grande atleta", completa.

Gabriela revela ter sentido um frio na barriga quando ficou sabendo do interesse do time. "O contato foi por meio do meu técnico Mauricio Thomas na Seleção Brasileira Infanto-Juvenil. Quando recebi a notícia, fiquei muito emocionada, pois é a oportunidade da minha vida e também a grande e sonhada chance de ajudar minha família. Acredito que com a minha dedicação e com o trabalho desse grande técnico que é o José Roberto Guimarães, terei muitas oportunidades no mundo do vôlei", conta.

Nova experiência - Apesar de ter disputado torneios inclusive no exterior, essa é a primeira vez que a menina natural de Varginha, no sul de Minas Gerais, vai morar longe de casa. Mas ela e a família estão tranquilas por contar com toda a estrutura do Campinas. Gabriela começou a jogar vôlei aos 11 anos, em uma escolinha de esporte (SEMEL). Logo depois foi chamada para fazer parte do time da cidade e com 13 anos já disputava campeonatos da região. Antes de aceitar o convite, integrava a equipe de São Gonçalo do Sapucaí, no Umuarama Clube.

A primeira convocação para Seleção Brasileira Infanto-Juvenil veio em 2012, ano em que participou da campanha da medalha de prata no Sul-Americano. Neste ano, além do bronze no Mundial, conquistou o título da Copa Pan-Americana Sub-18 com a camisa do Brasil.

Gabriela se define como "uma atleta esforçada e disciplinada, que tenta sempre buscar seu melhor, além e ouvir os técnicos para corrigir todos os erros." Fora das quadras, a jovem atleta revela um estilo de vida simples e saudável. "Gosto de ficar com minha família. Ir em restaurante, cinema, pizzaria com minhas amigas. Curtir uma praia. E praticar minha fé, indo à missa e ajudando minha paróquia."

Ficha técnica
Nome: Gabriela Martins Silva
Posição: Central
Altura: 1,82m
Peso: 60kg
Data de nascimento: 5/3/1996
Local: Varginha (MG)