Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Vôlei: Walewska de volta aos treinos no Campinas

E-mail Imprimir PDF

O Vôlei Campinas recebeu uma dose extra de energia na semana de estreia na temporada 2013/14. Recuperada da cirurgia para retirada de um tumor no pescoço, Walewska voltou aos treinos na terça-feira (20/08). Como reinicia o trabalho para recuperar a forma física, após quase um mês parada, a capitã não estará à disposição para a partida contra o São Caetano na sexta-feira (23), às 19h30, na Arena Amil, pela Copa São Paulo. Mesmo assim, seu alto astral contagia as colegas e ela promete passar toda a sua força positiva à equipe.

"Foi um susto, mas em nenhum momento pensei que o tratamento não fosse dar certo. Encarei como sendo uma cirurgia que eu tinha que passar e que logo estaria recuperada e de volta à quadra, como de fato aconteceu", conta Walewska, que já está treinando com bola, apesar de ainda em ritmo moderado. "Minha recuperação foi muito rápida. Na semana seguinte à operação eu já estava liberada para fazer a parte aeróbia e em duas semanas voltei a malhar. E só tenho a agradecer a Deus por tudo ter dado certo e agora é retomar minha vida normalmente com o Campinas", completou.

Walewska estará na torcida pelas companheiras na estreia da Copa São Paulo. E conta que esta será a primeira vez que perde uma competição em função de um problema físico. "Eu não posso reclamar de nada, só agradecer. Tenho uma vida muito boa e saudável. Encarei tudo isso com um astral muito bom e foi tudo melhor do que eu esperava", afirma ela, informando ter feito todos os exames e que, segundo os resultados, está completamente curada. "Tive uma resposta muito positiva dos exames e estou liberada para voltar a trabalhar com o grupo. O que é muito bom".

Para Walewska, o pior é passado e ela quer se concentrar no futuro. E isso significa voltar logo a jogar a fim de ajudar o Campinas na luta por títulos. O retorno deve ser no Campeonato Paulista e depois na Superliga. Mas, claro, sem queimar etapas. "Agora é tudo gradativo. Não tenho nenhuma restrição. Só preciso ganhar mais condicionamento físico para aguentar o trabalho pesado de quadra. Só tenho que tomar um remédio todo dia e ganhei um cortinho no pescoço. De resto, está tudo ótimo", completa.

Diagnosticada com um tumor maligno na região do pescoço, a campeã olímpica Walewska, de 34 anos, passou por uma cirurgia no dia 24 de julho para retirada do tumor. A capitã do Vôlei Amil deixou o hospital dois dias depois do procedimento e se recuperou em casa, na companhia dos familiares. Como a doença foi descoberta em sua fase inicial - durante os exames de rotina de início de temporada -, a central não precisou se submeter a nenhum tipo de quimioterapia.