Com as qualificações da Confederação Africana, 19 das 24 equipes já se classificaram para o Mundial Masculino de Voleibol 2014 na Polônia.
A Tunísia, que qualificou-se na sexta-feira (7/3) ao derrotar o Congo no "grupo V", junta-se ao Egito e Camarões como as três equipes africanas a classificarem-se para o maior evento de vôlei masculino do ano, que será realizado entre 30 de agosto e 21 de setembro.
A Tunísia estará no mesmo grupo do atual campeão Brasil e também terá a Alemanha, a Coréia, a Finlândia e a segunda equipe classificada pela NORCECA.
Egito, a segunda equipe classificada da BAVT, vai competir no Grupo C junto à Rússia, Bulgária, NORCECA 3, China e NORCECA 5. Camarões vai competir no Grupo A com Polônia, Argentina, Sérvia, Austrália e Venezuela.
NORCECA é a única confederação que ainda não completou os torneios de qualificação, onde cinco vagas finais para o Mundial da FIVB serão preenchidas. Os quatro torneios de qualificação (cada um com quatro equipes) estão previstos para os meses de maio e junho - em Cuba (12 de maio a 18), Canadá (13 de maio a 19), EUA (13 de maio a 19) e Porto Rico (20 de maio a 26).
O Playoff da NORCECA acontecerá ou no México ou em Porto Rico de 7 a 13 de julho; um mês antes do torneio na Polônia. O torneio masculino será seguido pelo Mundial Femininio da Itália 2014, entre 23 de setembro e 12 de outubro.
Até o momento 18 das 24 equipes se classificaram para o Mundial Feminino da Itália. As confederações asiática, sul-americana, africana e europeia já concluíram as vagas, com uma destas já reservada para a anfitriã Itália. Só a Confederação NORCECA ainda precisa determinar os países que vão participar no torneio.
A confederação NORCECA vai realizar cinco disputas para a qualificação (cada uma com quatro equipes), previstas para ocorrerem em Cuba (12 a 18 de maio), EUA e República Dominicana (13 a 19 de maio), Canadá (14 a 20 de maio) e Porto Rico (20 a 26 de maio).
A seleção vencedora de cada grupo se classificará para o Mundial Feminino italiano de 2014, enquanto que o vice-campeão vai precisar disputar por um play-off para o quinto e último lugar, de 2 a 9 de junho, em Trinidad.
Texto: FIVB
Tradução: César Leite / ESPORTE &CIA