O Osasco realizou seu último jogo pela fase de classificação da Superliga na última sexta-feira (13), em São José dos Campos diante da equipe da casa, quando garantiu a terceira colocação.
Desde então, o foco total é no Pinheiros, adversário das quartas de final. De olho no confronto, o time de Osasco trabalha, desde segunda-feira (16) em dois períodos, com bastante intensidade e estudos para neutralizar as principais virtudes do outro time. A primeira partida está marcada para este sábado (21), no José Liberatti, às 15h30.
A líbero Camila Brait foi um dos destaques da primeira fase e destaca a relevância deste período de treinos antes do primeiro duelo pelas quartas de final. "Essa é a semana mais importante do campeonato. Agora zerou tudo e começa uma nova Superliga. Não importa a posição em que cada equipe se classificou, pois os oito times possuem chances de ganhar e, por isso, estamos trabalhando forte. O Pinheiros é uma equipe muito rápida e estamos treinando bastante a relação bloqueio e defesa para conseguirmos neutralizar as principais jogadoras delas. Melhorar o entrosamento e eliminar os erros são nossos objetivos. Estamos cientes de que vai ficar com a vaga quem errar menos", afirma a defensora.
O técnico Luizomar também valoriza a semana de treinamentos antes do início da etapa decisiva da competição. "Playoff é sempre uma fase interessante. Temos uma semana de treinos visando o adversário e esse trabalho para a primeira partida tem uma sequência para a segunda e uma eventual terceira. Conhecemos bem a equipe do Pinheiros, pois é um adversário que enfrentamos algumas vezes durante a temporada e fez grandes resultados. Estamos estudando bastante porque possuem uma característica de jogo diferente. É um time que joga rápido e a nossa preparação é para conseguirmos uma vaga na semifinal", comenta o treinador.
No começo desta semana, a CBV divulgou a seleção do segundo turno e Camila Brait apareceu no time titular. A jogadora gostou da notícia, mas reforça que precisa crescer ainda mais para os playoffs. "Fico feliz de saber, mas sei que preciso melhorar bastante para essa fase final. Tenho que evoluir no passe, defesa e comandar mais o fundo de quadra. Sigo treinando bastante e meu primeiro pensamento é no time e nas vitórias", garante a líbero, que terminou a fase de classificação como a melhor defensora, com 44,74% de eficiência e 359 defesas. Ela também efetuou 231 passes perfeitos e 50% de aproveitamento em recepção. Coletivamente, o time de Osasco finalizou a primeira etapa da competição com o melhor bloqueio. Foram 306 pontos diretos e 25,02%.
O Osasco terminou a fase de classificação em terceiro com 54 pontos, 19 vitórias em 24 partidas, 61 sets vencidos e 24 perdidos. O Pinheiros ficou na sexta colocação com 42 pontos, 14 vitórias e 10 derrotas. Thaisa e suas companheiras enfrentaram o adversário duas vezes nesta Superliga e, em ambas, saíram vencedoras. No primeiro turno, em Osasco, a vitória foi por 3 sets a 2 (26/24, 25/23, 22/25, 23/25 e 15/10). Já no returno, o resultado positivo foi em São Paulo, novamente por 3 a 2 (24/26, 18/25, 25/23, 25/18 e 15/11). O segundo duelo será realizado na terça-feira (24), no ginásio Henrique Villaboin. Se necessária, a terceira partida terá as comandadas de Luizomar como mandantes, no dia 28, às 16h.
Tabela Superliga 2014/15
Quartas de final
21/03 (sábado, 15h30) - Osasco x Pinheiros - Osasco-SP
24/03 (terça-feira, 20h30) - Pinheiros x Osasco - São Paulo-SP
28/03 (sábado, 16h) - Osasco x Pinheiros - Osasco-SP - Se necessário