Esporte & Cia

Tuesday, Apr 16th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Aos 31 anos, Joycinha sonha com a Olimpíada no Brasil

E-mail Imprimir PDF

A oposto Joycinha está feliz. Depois de três anos, a atacante retornou à seleção brasileira feminina de vôlei. Há três temporadas no exterior, a jogadora recebeu em abril deste ano uma ligação do treinador José Roberto Guimarães. O técnico conversou com a atacante sobre o interesse de contar com ela na equipe verde e amarela. A experiente atleta de 31 anos não pensou duas vezes e aceitou o convite na hora.

Após uma fase de treinamentos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro, Joycinha está na cidade de Arnhem, na Holanda, com outras 13 jogadoras, em período de aclimatação para a estreia no Grand Prix na próxima sexta-feira (03.07) contra o Japão, na Tailândia. Para Joycinha, o retorno à seleção aconteceu no melhor momento possível.

“Não imaginava voltar para a seleção. Já estava com as férias planejadas e fui surpreendida pela ligação do Zé Roberto. Na hora que recebi o telefonema não pensei duas vezes e aceitei esse novo desafio. Estou muito feliz e tenho vivido momentos bem legais nesse retorno. Preciso trabalhar forte para conseguir o meu espaço ”, disse Joycinha.

Com conquistas pela seleção brasileira no currículo, como o título do Grand Prix em 2009 e a medalha de prata no Mundial de 2010, Joycinha conta que foi muito positivo reencontrar antigas companheiras de seleção.

“A Fabiana, a Fernanda Garay e a Sheilla me ligaram assim que souberam do meu retorno e foi muito legal receber esse carinho delas e da comissão técnica. O clima da equipe está ótimo”, contou a atacante.

Joycinha comentou ainda sobre a importância do período de treinamentos em Saquarema e na Holanda na sua readaptação ao estilo de jogo brasileiro.

“Joguei esses três últimos anos com bolas altas, tanto na Rússia quanto na Coréia, e estou tendo que me readaptar a um estilo de jogo mais veloz. Esse período de treinamentos é muito importante para isso e hoje já estou bem mais à vontade”, garantiu Joycinha.

Rússia e Coréia do Sul

Para o treinador José Roberto Guimarães, o período que Joycinha passou fora do Brasil foi muito importante para o seu crescimento pessoal.

“A Joycinha ficou afastada alguns anos da seleção, mas é uma jogadora que sempre tivemos de olho em função do biotipo, da técnica individual e de quanto ela pode nos ajudar. Ela passou três anos jogando fora do Brasil e voltou com uma personalidade diferente, o que tem me chamado a atenção”, analisou José Roberto Guimarães.

A oposto falou sobre a experiência de defender equipes em países com escolas de voleibol tão diferentes como a Rússia e a Coréia do Sul.

“Gostei de jogar fora do país. Na Rússia, enfrentei bloqueios muito altos e jogadoras como a Gamova, Kosheleeva e Goncharova, o que foi positivo para a minha evolução. Na Coréia é um outro tipo de jogo com muita defesa e velocidade. Jogar nessas diferentes escolas fez com que eu crescesse como jogadora e pessoa. No exterior, você tem que resolver dentro da quadra e essa é uma pressão saudável que precisei aprender a administrar. Nos dois times que joguei fui muito respeitada”, ressaltou Joycinha, que na próxima temporada vai defender o Bursa, da Turquia.

“O voleibol turco cresceu bastante e tem muitas jogadoras de qualidade defendendo equipes de lá. Será uma nova experiência em um ano que antecede as Olimpíadas e sei que lá terei a oportunidade de enfrentar as melhores jogadoras. Meu objetivo é participar dos Jogos Olímpicos do Rio. Já estou com 31 anos e sei que essa pode ser a minha última chance”, finalizou a atacante.

Entenda o Grand Prix

De 3 a 18 de agosto, as 12 principais seleções disputarão a fase classificatória. A cada semana, serão formados três grupos com quatro seleções em cada, definidas em sorteio. Nesta etapa, o Brasil jogará em três cidades diferentes: Bangcoc (Tailândia), São Paulo (Brasil) e Catania (Itália). A estreia das brasileiras será no dia três de julho contra o Japão. O time verde e amarelo é o atual campeão e luta pelo 11º título.

Ao fim da fase de classificação, as cinco equipes mais bem colocadas avançarão à fase final, que contará ainda com os Estados Unidos, país sede. A fase final acontecerá de 22 a 26 de julho, em Omaha, nos Estados Unidos.