O vôlei de praia brasileiro mais uma vez mostrou porque é o mais vencedor do planeta. Nem a chuva forte ou pressão da torcida argentina evitou uma dobradinha na quinta etapa do Circuito Sul-Americano 2015/2016, neste domingo (03.04), em Morón, província de Buenos Aires. Duda/Elize Maia (SE/ES) e Guto/Saymon (RJ/MS) foram os responsáveis por levar o país ao lugar mais alto do pódio à liderança dos rankings gerais.
Para chegar à decisão do torneio masculino, Guto e Saymon tiveram que superar os donos da casa Azaad e Bianchi, que brigam por uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na semifinal, no primeiro jogo do dia. Apesar da torcida contra, vitória dos brasileiros por 2 sets a 0 (21/15, 21/13). Três horas depois veio o ouro, desta vez em vitória sobre os venezuelanos Fayola e Tigrito, com parciais de 21/16, 21/17.
A final feminina colocou as atuais campeãs pan-americanas Ana Gallay e Georgina Klug no caminho de Duda e Elize Maia. Mas as brasileiras não se intimidaram. Já nas semifinais, horas antes, haviam vencido outras donas da casa com experiência no tour continental, eliminando Benet e Zonta por 2 sets a 0 (21/10, 21/14). Na decisão, outra vitória marcante: 21/10 e 22/20 sobre Gallay e Klug, ganhando os aplausos da torcida em Morón.
A fase brasileira no torneio é excelente, tendo levado o ouro feminino nas últimas quatro etapas consecutivas, e três vezes seguidas entre os homens. O resultado fez com que o Brasil assumisse o ranking geral do torneio masculino, com 840 pontos, seguido pela Argentina, com 820. O ranking feminino também tem a liderança verde e amarela, com 900 pontos, seguido pela Venezuela, que soma 700 pontos após cinco paradas.
O ranking é feito apenas para os países, contando apenas a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada etapa. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, e reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte. Após Morón, a cidade de Vicente Lopez, também na Argentina, recebe a sexta etapa, entre 8 e 10 de abril.