Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Pela Superliga-M, Araçatuba vence Pinheiros no tie-break

E-mail Imprimir PDF

O Pinheiros fez um jogo muito emocionante contra o Vôlei Futuro, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), no sábado (26/02), pela Superliga Masculina de Vôlei 2010/2011. Teve de tudo: ralis, viradas, catimba, tensão e um voleibol de alta qualidade. A equipe da capital paulista lutou bastante durante toda a partida, mas saiu com o resultado adverso, 3 a 2 (20-25, 23-25, 25-20, 28-26 e 15-13) para o time de Araçatuba (SP).

Com os desfalques de Giba, Tuba e Aranha, o técnico Mauro Grasso colocou na quadra o mesmo time que enfrentou o Campinas. A equipe titular teve os centrais Gustavo e Silêncio, os ponteiros Maurício e Reffatti, o oposto Léo, o levantador Vinhedo e o líbero Polaco.

No primeiro set, o Pinheiros começou atrás no placar (5 a 8 na primeira parada técnica), mas passou a controlar o jogo a partir do momento em que seus saques encaixaram. A bola chegava com dificuldades para o ataque do Vôlei Futuro, e, dessa forma, a equipe da capital paulista fez 11 pontos até a segunda parada, virando para 16 a 12. Aí foi administrar a vantagem e fechar a parcial em 25 a 20.

O saque continuou a ser a principal arma do Pinheiros. A defesa do Araçatuba continuava com dificuldades no passe, e o time pinheirense não desperdiçava os contra-ataques. Assim, ficou sempre em vantagem durante o segundo set (8 a 5 na primeira parada, 16 a 12 na seguinte). No fim, os visitantes esboçaram uma reação, chegaram a encostar no marcador (24 a 23), mas uma bobeada da equipe de Araçatuba deu a parcial para o Pinheiros por 25 a 23.

A partir do terceiro set, o cenário se inverteu. Contando sempre com o saque a favor, o Pinheiros viu seu adversário melhorar seu rendimento nesse fundamento. O Araçatuba iniciou uma sequência de bons serviços, dificultando o passe dos donos da casa. Assim, o time do interior paulista venceu o set por 25 a 21.

O saque dos visitantes ainda causava problemas, mas o Pinheiros equilibrou o duelo no quarto set na base da garra. Foi uma parcial emocionante, com as duas equipes se alternando na liderança do placar. O time de Araçatuba chegou a fazer 24 a 22, em um lance controverso. Depois de muita discussão, a bola subiu novamente, os donos da casa reagiram e empataram em 24 a 24. A vitória no set esteve perto dos dois lados e acabou com o Araçatuba, por 28 a 26, provocando o tie-break.

No set decisivo, nenhuma equipe conseguia abrir vantagem de, pelo menos, dois pontos. Na virada de lado, os visitantes venciam por 8 a 7 e, na volta à quadra, chegaram a 9 a 7. Em seguida, o Pinheiros reagiu e virou para 10 a 9.

Os momentos mais emocionantes ficaram para o fim. O Araçatuba marcou cinco pontos consecutivos, colocou 14 a 10 e jogou a pressão para os donos da casa. Mas, apoiado pela torcida que compareceu em grande número no Ginásio Henrique Villaboim, o Pinheiros não se abateu e diminuiu a desvantagem para um ponto. Só que os visitantes conseguiram virar a última bola e fecharam o tie-break por 15 a 13, ganhando o confronto por 3 a 2 de virada.

Depois da partida, o técnico Mauro Grasso afirmou que o saque fez a diferença a favor do Araçatuba a partir do terceiro set e que isso foi fundamental para o resultado da partida. Ainda assim, elogiou os jogadores do Pinheiros pela boa atuação demonstrada pela equipe neste sábado.

"Foi uma partida de altíssimo nível. Não abaixamos a guarda em nenhum momento. Soubemos jogar com a pressão dos times deles, que é muito forte. Isso é bom, isso nos credencia de forma positiva para o nosso próximo jogo", comentou o treinador.

Foi a última apresentação do Pinheiros em casa na primeira fase da Superliga, já que as próximas três partidas serão fora de seu ginásio. O time agora ficará treinando durante duas semanas e voltará à quadra no dia 12 de março, contra o Montes Claros, em Minas Gerais.