Com uma grande vitória sobre as bicampeãs olímpicas e tricampeãs mundiais, Walsh/May, dos Estados Unidos, a dupla do Brasil, Juliana/Larissa, conquistou, neste DOMINGO (19.06), o título do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia 2011, em Roma, na Itália. As brasileiras venceram por 2 sets a 1 (21/17, 13/21 e 16/14) e asseguraram, assim, o inédito título para a dupla que já havia conquistado o bronze, em 2007, e a prata, em 2005 e 2009.
“A nossa dupla não vinha de bons resultados e chegou aqui com o coração ferido. Treinamos muito e tivemos uma semana impecável”, disse Juliana, que fechou o jogo com dois bloqueios nos últimos pontos. “Já tínhamos batido na trave outras vezes, mas, agora, conseguimos. A nossa vontade de ganhar e a emoção de vencermos juntas são muito grandes. Estou feliz pela nossa performance e pelo título, já que, depois das Olimpíadas, esse é o torneio mais importante”, complementou Juliana.
Larissa também comemorou muito o resultado. “Essa é uma vitória de todos. Fizemos um trabalho muito forte e queríamos muito esse resultado. Hoje fizemos um jogo tenso, mas o mais importante foi que acreditamos do início ao fim. Sabíamos que podíamos vencer e não era justo se não saíssemos daqui com essa vitória. Já era a quarta vez que tentávamos esse título e era um desafio pessoal ganhar dessa vez”, disse Larissa.
Com o título, conquistado de forma invicta na oitava edição do Campeonato Mundial, que acontece a cada dois anos, Juliana e Larissa foram as responsáveis pelo retorno do Brasil ao lugar mais alto do pódio. No histórico, o país conquistou o ouro três vezes, com Sandra Pires/Jackie Silva na estreia do campeonato, em 1997; e com Adriana Behar/Shelda em 1999 e 2001.
Pentacampeãs brasileiras, pentacampeãs mundiais e campeãs pan-americanas, Juliana e Larissa conquistaram o ouro novamente para o Brasil 10 anos depois e somaram, nesta etapa, mil pontos, que é a pontuação máxima da temporada.
Essa foi a terceira vez que Juliana/Larissa e Walsh/May se enfrentaram em 2011, com 3 a 0 para as brasileiras, que já haviam vencido em Brasília e Sanya, em etapas do Circuito Mundial.
A dupla da China, Xue/Zhang, ficou com a medalha de bronze depois de vencer Klapalova/Hajeckova, da República Tcheca, por 2 sets a 0 (21/14 e 21/12), em 32 minutos.
Oito jogos, oito vitórias
Juliana e Larissa conquistaram o título em Roma de forma invicta. Foram oito jogos e oito vitórias. No primeiro, pelo Grupo A, a dupla brasileira venceu as italianas Orsi Toth/Benazzi por 2 sets a 0. Na sequência, venceu as holandesas Kadjik/Mooen e as alemãs Köhler/Sude, também por 2 a 0.
Na segunda fase, as brasileiras derrotaram Graessli/Goricanec, da Suíça, por 2 a 0 e, na etapa seguinte, a vitória foi sobre outra dupla do Brasil, Maria Clara/Carol, novamente por 2 sets a 0.
Nas quartas-de-final, Juliana/Larissa ganhou da dupla americana Fendrick/Hanson, desta vez, por 2 sets a 1. E, na semifinal, disputada neste sábado, a parceria do Brasil venceu Klapalova/Hajeckova, da República Tcheca, por 2 sets a 0.