A primeira parte da missão já foi cumprida com êxito. A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei superou invicta a primeira fase dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e está garantida nas
semifinais da competição. Na noite da quarta-feira, dia 26 de outubro, superou os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/17, 25/14 e 25/18 e assegurou o primeiro lugar do Grupo B. O Brasil volta à quadra na sexta-feira, às 20h (de Brasília).
O jogo contra os norte-americanos, como já se esperava, foi o mais complicado da fase inicial do Pan. E logo no primeiro set veio o susto, com a vitória dos Estados Unidos. O técnico Rubinho então mexeu na equipe e recolocou o Brasil nos eixos. Tanto que daí para frente o domínio verde e amarelo foi completo, culminando na vitória por 3 sets a 1 e a passagem direta à semifinais, enquanto os adversário terão de jogar as quartas de final contra a Argentina, nesta quinta-feira.
A folga conquistada na tabela foi comemorada por Gustavo. “O mais importante é o descanso. Vamos poder nos acertar, analisar as partidas e os adversários para seguirmos bem na competição”, afirmou. Sobre a vitória contra os norte-americanos, ele destacou o susto inicial e depois a reação da equipe. “Erramos bastante no primeiro set, mas conseguimos nos encontrar em quadra”, afirmou.
Para o levantador Bruninho, o grupo precisa tirar lições da partida. “Faltou equilíbrio no início do jogo. Mas serviu de alerta para mostrar que nem sempre o Brasil vai vencer por 3 sets a 0. Ainda bem que levamos o susto agora, para nos reforçarmos para os próximos jogos”, apontou.