O Brasil entrou em quadra, na SEXTA-FEIRA (25.11), com uma formação diferente das quatro partidas anteriores pela Copa do Mundo. Com as mudanças, o técnico Bernardinho manteve apenas o ponteiro Murilo, além do líbero Serginho, na equipe titular. O Brasil derrotou a China por 3 sets a 2 (23/25, 25/10, 25/18, 19/25 e 15/8), em 1h45 de jogo, no Kumamoto Prefectural Gymnasium, no Japão.
A seleção brasileira masculina de vôlei começou a partida desta sexta-feira com o levantador Bruno, o oposto Theo, os centrais Rodrigão e Gustavo, os ponteiros Murilo e João Paulo Bravo, além do líbero Serginho.
O técnico Bernardinho justifica as mudanças: “Nós precisávamos mexer em função das questões físicas e necessidade de descanso para alguns jogadores, além da impossibilidade de escalação do Leandro Vissotto, que teve um mal estar ontem à noite. Em momento algum isso foi por soberba”, afirmou Bernardinho
O treinador da seleção brasileira também avaliou a partida contra a China, que, segundo ele, teve méritos em fazer um confronto bem disputado com o Brasil.
“Enfrentamos um time que jogou solto, alegre e nós erramos muito no primeiro set. Depois, tivemos dois bons sets, onde comandamos a partida, imaginando que seguiríamos nesse ritmo no quarto set, mas a situação mudou. Eles jogaram bem e tiveram méritos. E, na sequência conseguimos controlar o tie break”, analisou Bernardinho.
Murilo foi o maior pontuador do Brasil, com 19 acertos, mas Chen Ping marcou 22 e levou o prêmio de melhor da partida, mesmo com a derrota do time chinês.
O meio de rede Gustavo falou sobre a partida e o sentimento após a vitória por 3 sets a 2, já que, com esse resultado, o Brasil ganha apenas dois pontos e não três, como em caso de vitória por 3 a 0 ou 3 a 1.
“Fica um gosto amargo por termos perdido um ponto, mas temos que manter a cabeça erguida. Ainda faltam seis jogos e, agora, não podemos ter mais nenhum tropeço. Temos que conseguir os três pontos em todos os jogos para chegar lá no final e disputar o título do campeonato”, disse Gustavo.
O Brasil encerra a segunda fase com quatro vitórias, sobre Egito, Estados Unidos, Rússia e China, e apenas uma derrota, para a Itália. Na terceira etapa da competição, o destino da seleção brasileira será Hamamatsu, onde enfrentará Argentina, Cuba e Sérvia. O primeiro jogo, contra os argentinos, será no DOMINGO (27.11), às 4h.
Em Tóquio, na última etapa da Copa do Mundo, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho ainda jogará contra Irã, Polônia e Japão.
EQUIPES
BRASIL
Bruno, Theo, Rodrigão, Gustavo, João Paulo Bravo e Murilo. Líbero: Serginho
Entraram: Marlon, Wallace e Lucas
Técnico – Bernardinho
CHINA
Bian H.M., Zhang C., Liang C.L., Zhong W.J., Chen P. e Li R.M. Líbero: Ren Q.
Entraram: Zhan G.J., Kong F.W., Cui J.J. e Geng X.
Técnico – Jianan Zhou