Esporte & Cia

Sunday, Apr 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Fernanda Venturini será destaque da Superliga

E-mail Imprimir PDF

A levantadora Fernanda Venturini vai vestir a camisa número 1 em sua última temporada no vôlei brasileiro, em que brilhou na seleção feminina e nos clubes em que atuou. Na apresentação da Superliga Feminina de Vôlei 2011/2012, na terça-feira (29/11), em São Paulo, Fernanda ganhou destaque entre as jogadoras das 12 equipes que entram em quadra a partir do dia 9 de dezembro - esteve em São Paulo com as companheiras de time Fabi, Natália e Sheilla, que vieram do Rio de Janeiro, sede do Unilever Vôlei. Fernanda estreia em sua última Superliga, pela Unilever, no próximo dia 10, contra o Sesi, no Maracanãzinho, Rio (com SporTV).

Fernanda disse que era a número 1 no início da carreira e não jogava com a 14, que a eternizou. "Eu jogava com a número 1, mas, quando cheguei à seleção brasileira, a Rorô era a 1 e eu, como jogadora mais nova, tinha de escolher um outro número. As que estavam há mais tempo na seleção tinham o privilégio de dizer primeiro o número que queriam usar. Aí, como eu gostava de 1 e de 4 juntei os dois e virei 14. Mas não teria sentido eu usar a 14 agora, que é a da Fabi, jogadora fundamental para a Unilever. E depois eu vou ficar apenas cinco meses mesmo no vôlei, nesta Superliga, e nada mais", diz Fernanda, que agora terá as filhas Júlia e Vitória na torcida.

"Vai mamãe, vai mamãe! Ai meu Deus! Mamãe caiu, machucou (na hora em que Fernanda vai para uma defesa, dá um peixinho)", grita a caçulinha Vitória, que já acompanhou Fernanda nos jogos do Carioca. "Ela ainda não entende direito", comenta Fernanda. "A Júlia, que é mais velha, cobra, mas pondera, porque tenho sido uma mãe muito bondosa - ela vai viajar com os tios nas férias - e serão poucos meses, apesar de que terei de abrir mão de algumas coisas, como a apresentação de jazz dela, que será dia 10, na mesma data e horário do início da Superliga", afirma Fernanda. Júlia completa 10 anos em dezembro e, por enquanto, já jogou vôlei e parou, dedica-se ao jazz e ao street dance e ainda não escolheu, de verdade, como observa Fernanda, o que fará.

Fernanda diz que em quadra terá de se adaptar a jogadoras mais fortes e altas, nada mais, que Sesi, Vôlei Futuro, Osasco e Unilever estão entre os favoritos ao título, numa Superliga que terá bons jogos. "No ano passado já foi assim e, agora, será ainda mais equilibrada", comenta. "Estou curtindo muito trabalhar com o grupo. Elas são muito divertidas. A Sheilla, a Natália a Régis e a Fabi são muito brincalhonas. O clima é excelente. Já fui a mais nova, agora sou a mais velha (tem 41 anos) e acho que serão cinco meses bem legais."

Fernanda também espera dar sua contribuição na formação da levantadora Roberta, que pode ser da seleção em 2016. "Para 2012 não dá para mudar mais nada. Mas acho que o Brasil tem uma excelente equipe, que pode ser campeã olímpica em Londres."

Jogos treinos

Em fase de preparação para a briga pelo oitavo título da Superliga, que começa no dia 10, contra o Sesi, no Maracanãzinho, a Unilever faz dois jogos-treino, nesta quarta e quinta-feiras diante do Usiminas/Minas, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca (portões fechados).

A competição terá 12 equipes: Banana Boat/Praia Clube (MG), BMG/São Bernardo (SP), EC Pinheiros (SP), Mackenzie EC (MG), Macaé Sports (RJ), Rio Sul (SC), São Caetano (SP), Sesi-SP, Sollys/Nesté (SP), Unilever (RJ), Usiminas MInas (MG) e Vôlei Futuro (SP). Os times vão disputar a fase classificatória em turno e returno - todos jogarão contra todos. Os oito mais bem colocados na fase classificatória, de acordo com índice técnico na soma dos pontos obtidos, passam às quartas-de-final (vão jogar em cruzamento: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º), num playoff melhor de três partidas. Os vencedores de cada confronto avançam às semifinais, também em melhor-de-três jogos. A final feminina será em confronto único, no Marcanãzinho, Rio, independentemente das equipes que estiverem na briga pelo título da temporada.

Equipe Unilever para a temporada 2011/12

Levantadoras: Fernanda Venturini e Roberta

Ponteiras: Mari, Natália, Régis e Amanda

Meios-de-rede: Valeskinha, Juciely, Mara, Ana Carolina

Opostas: Sheilla e Ju Nogueira

Líberos: Fabi e Juju Perdigão

Comissão Técnica: Bernardo Rezende (técnico); Helio Griner e Ricardo Tabach (assistentes-técnicos); Guilherme Tenius, Fiapo (fisioterapeuta); Márcio Fonseca Menezes (assistente de fisioterapia); Ney Pecegueiro (médico); Isabella Toledo (nutricionista); Roberta Giglio (estatísticas e filmagens); e Harry Bollmann (supervisor).