Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Rio vai para os playoffs em 2º lugar na Superliga-Fem

E-mail Imprimir PDF

O Rio de Janeiro vai para os playoffs em segundo lugar na classificação, depois de perder para o Osasco por 3 sets a 1 (25/18, 22/25, 19/25 e 22/25), em 1h51, na noite da sexta-feira (9/3), no Maracanãzinho. Mesmo com o apoio da torcida, que compareceu em peso ao ginásio, a equipe carioca enfrentou um jogo difícil, marcado por falhas e com um grande equilíbrio no último set, disputado ponto a ponto. Sheilla foi a maior pontuadora da partida, com 20 pontos e Jaqueline, do Osasco, ficou com o Troféu Viva Vôlei. A equipe paulista fechou a fase de classificação em primeiro com 58 pontos e a Unilever ficou em segundo, com 57.

A última rodada do returno foi marcada também por uma homenagem à levantadora Fernanda Venturini, antes do início do jogo, por sua história com a equipe carioca e suas conquistas. A jogadora recebeu um buquê de flores do vice-presidente de vendas do Rio de Janeiro, Júlio Campos, enquanto imagens históricas suas passavam no telão do ginásio. Ao mesmo tempo, o animador da torcida leu um texto lembrando a trajetória da atleta.

O Rio de Janeiro só conseguiu manter bom nível de jogo no primeiro set. Depois foi bastante irregular e sem concentração. Para a líbero Fabi, os erros cometidos indicam que O Rio precisa trabalhar mais para buscar o equilíbrio e retomar as vitórias.

"Vacilamos muito no segundo set quando abrimos vantagem de 9 a 3 e não podíamos ter bobeado e permitido a virada. Precisamos ter olho de tigre diante de um time com essa qualidade", alertou a jogadora. "Agora vai começar a decisão de verdade. Esta é uma das melhores Superligas dos últimos tempos, com jogos muito equilibrados, grandes clássicos e ginásios lotados."

A oposto Sheilla também apontou o desequilíbrio da equipe como fator principal da derrota. "A gente começava a abrir e errava na mesma proporção. Não conseguimos segurar a nossa vantagem", resumiu.

A ponteira Mari acrescentou que agora o time deve se concentrar nos próximos confrontos e lutar até o final. "Defendemos e bloqueamos mal, bem abaixo do que estamos acostumadas, e contra o Osasco isso é fatal. Marcamos mal, e a Sheilla foi muito bem marcada", observou, mostrando não se intimidar com a rivalidade entre as duas equipes. "Nós ganhamos lá, elas ganharam aqui, está um a um."

Com o resultado desta sexta, o Rio de Janeiro perdeu a invencibilidade sobre o time de Osasco - a última derrota do time comandado pelo técnico Bernardinho havia sido na decisão da Superliga 2009/2010, em abril de 2010. As duas equipes se enfrentaram 66 vezes na Superliga, com 37 vitórias do Rio de Janeiro e 29 da equipe paulista. Heptacampeã, o Rio disputou com o Osasco, tetracampeão, as últimas sete finais da Superliga, também com saldo positivo para as cariocas, com cinco vitórias.

Quartas-de-final

De olho nos playoffs, o Rio terá pouco tempo de descanso. As jogadoras voltam aos treinos já no domingo, iniciando a preparação para os jogos das quartas-de-final, contra o Mackenzie. A primeira partida será disputada na terça-feira (13/3), em Belo Horizonte, às 16h30, e a segunda será no sábado (17/3), no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, às 10 horas da manhã. Se for necessária, a terceira partida está marcada para 19/3 (segunda), às 21h15, também no Maracanãzinho.

Os outros três confrontos de quartas-de-final são os seguintes: Osasco x São Bernardo, Araçatuba x Praia Clube e Minas x Sesi SP.

Rio de Janeiro: Fernanda (levantadora), Sheilla (oposta), Mari e Régis (ponteiras), Valeskinha e Juciely (meios-de-rede), Fabi (líbero). Técnico: Bernardinho. Entraram depois: Roberta (levantadora), Ju Nogueira (oposta), Carol (meio-de-rede) e Amanda (ponteira).

Osasco: Fabíola (levantadora), Jaqueline e Tandara (ponteiras), Adenízia e Thaísa (meios-de-rede), Hooker (oposta), Camila Brait (líbero). Técnico: Luizomar de Moura. Entraram depois: Karina (levantadora), Ivna (oposta) e Ju Costa (ponteira).