Esporte & Cia

Friday, Apr 26th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Vôlei Masculino do Brasil vence na estreia em Londres

E-mail Imprimir PDF

A seleção brasileira masculina de vôlei estreou nos Jogos Olímpicos de Londres e, no ginásio Earls Court, superou a Tunísia por 3 sets a 0. A equipe dirigida pelo técnico Bernardinho teve boa atuação no domingo (29.07) e venceu com parciais de 25/17, 25/21 e 25/18, em 1h15 de partida.

O ponteiro Murilo e o meio de rede Lucão foram os maiores pontuadores do Brasil, com nove acertos cada um. O oposto Wallace, que entrou durante o jogo, marcou oito vezes, e o ponteiro Dante, seis. Kaabi, da Tunísia, foi quem mais pontuou na partida, com 12 pontos marcados.

Logo após a partida, o treinador brasileiro, Bernardinho, falou sobre a importância de uma vitória na estreia dos Jogos Olímpicos.

“O objetivo principal era que o time pudesse trabalhar o saque no ginásio para que houvesse uma adaptação melhor. Era um treinamento importante e a entrada de todos foi positiva. Todos entraram bem, ganharam ritmo e isso é fundamental, já que só vamos conseguir alguma coisa com o grupo completo”, destacou Bernardinho, que busca uma evolução do time.

“Tivemos altos e baixos. É importante que o saque funcione bem para continuidade. Ainda enfrentaremos adversários muito duros e vamos precisar do nosso saque. Acho que precisamos um pouco mais de continuidade e não ter apagões em momento nenhum, porque contra times mais fortes, eles não vão perdoar”, afirmou Bernardinho.

Estreante em Jogos Olímpicos, o meio de rede Lucão destacou a presença da torcida no Earls Court. “A torcida brasileira compareceu e nos apoiou. A emoção é grande”, disse Lucão, que avaliou o jogo do Brasil. “O primeiro set foi praticamente perfeito, jogamos muito bem, principalmente na parte ofensiva. Depois, é o time deu uma desligada, mas sempre colocando o jogo. Foi uma boa estreia”, complementou o meio de rede.

Por outro lado, o experiente Dante, campeão olímpico em Atenas/2004 e medalha de prata em Pequim/2008, sabe que é necessário já pensar no próximo adversário. O Brasil, que está no Grupo B, volta à quadra na próxima TERÇA-FEIRA (31.07) para um grande confronto. A equipe verde e amarela enfrentará a forte Rússia novamente às 18h.

“O mais importante de enfrentar um time como a Tunísia era manter a concentração lá em cima. Também conseguimos imprimir um ritmo forte no saque e foi muito bom estrear bem. Agora, temos que esquecer esse jogo e já pensar na Rússia, que vai ser um adversário muito forte”, destacou Dante.

O JOGO

O Brasil abriu o marcador no erro de ataque da Tunísia. Bem no bloqueio, especialmente com Sidão, a equipe brasileira fez 4/0 e o técnico adversário, Mkaouer, pediu tempo. Contando com erros do outro lado da rede, o time verde e amarelo não teve dificuldades para chegar ao primeiro tempo técnico em vantagem: 8/2. Vissotto fez ace e aumentou a vantagem brasileira para 10/3. Na segunda parada técnica, o Brasil vencia por 16/7. A Tunísia tentou uma reação na reta final do set, mas a equipe brasileira venceu o primeiro set por 25/17.

A segunda parcial começou mais equilibrada e as duas equipes empataram em 3/3 logo no início. No toque na rede do Brasil, a Tunísia assumiu o comando do placar pela primeira vez na partida (5/4). O jogo seguiu diferente do primeiro set, com o placar quase sempre apertado: 8/7 e 11/10. No ataque de Murilo, o time brasileiro abriu quatro de vantagem em 16/12. Neste momento, o capitão Giba entrou no lugar de Dante. Com ponto direto de saque, Lucão colocou o Brasil seis pontos à frente (19/13). O time brasileiro fechou o segundo set em 25/21.

A seleção brasileira voltou para o terceiro set com mudanças. Rodrigão entrou no lugar de Sidão, Wallace no lugar de Vissotto e Giba continuou em quadra. Com ponto de Lucão no ataque, o Brasil fez 8/5 no primeiro tempo técnico. A Tunísia fez jogo duro e não deixou a equipe verde e amarela deslanchar no placar (14/12). Quando o Brasil vencia por 19/14, Bernardinho colocou Thiago Alves no lugar de Murilo e, assim, completou a estreia dos 12 brasileiros. No erro de saque do adversário, o Brasil fez 25/18 e venceu o primeiro jogo da Olimpíada por 3 sets a 0.

EQUIPES

BRASIL 
Bruno, Leandro Vissotto, Lucão, Sidão, Dante e Murilo. Líbero – Serginho
Técnico – Bernardinho
Entraram: Wallace, Ricardinho, Giba, Rodrigão e Thiago Alves

TUNÍSIA
Kadhi, Karamosly, Ben Slimane, Hfaiedh, Ben Hassine e Kaabi. Líbero - Taouerghi
Técnico – Fethi Mkaouer
Entraram: Nagga e Ben Cheikh