Esporte & Cia

Wednesday, Apr 24th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Brasil derrota a Sérvia pela quarta rodada

E-mail Imprimir PDF

A seleção brasileira masculina de vôlei conquistou a terceira vitória nos Jogos Olímpicos de Londres. No sábado (04.08), o Brasil venceu a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 25/15, 20/25, 25/22 e 15/9, no Earls Court. Após essa partida, a equipe verde e amarela soma três vitórias, sobre Tunísia, Rússia e Sérvia, e tem apenas uma derrota, sofrida para os Estados Unidos.

Com o resultado, o Brasil ganhou dois pontos e chegou a oito, empatando com a Rússia na segunda colocação do Grupo B. Os Estados Unidos, líderes, têm 10. Alemanha e Sérvia têm cinco pontos e a Tunísia ainda não pontuou. Como os quatro primeiros avançam para a próxima fase, o Brasil está com a classificação praticamente assegurada.

Na próxima SEGUNDA-FEIRA (06.08), a equipe comandada pelo técnico Bernardinho enfrentará a Alemanha, às 18h, na última partida pela fase de classificação da competição mais importante do calendário esportivo.

"Poderíamos ter sofrido um pouco menos na partida, mas nossos jogos com a Sérvia sempre foram complicados, ao ponto de já termos ganhado deles com 31 a 29 no set descisivo. Era o jogo da classificação para nós e os jogadores sentiram um pouco. Mas a partir do segundo set o time foi se soltando e acho que jogamos bem melhor hoje. Precisamos apenas jogar com um pouco mais de constância. Mas estamos no bolo da classificação e isso é o que importa", diz o técnico Bernardinho.

Neste sábado, o meio de rede Sidão foi um dos principais destaques do jogo. O jogador brasileiro foi o maior pontuador, com 15 acertos, sendo seis de bloqueio. O ponteiro Murilo, responsável por 12 pontos, também fez uma grande partida.

E toda a seleção pontuou bem. O oposto Leandro Vissotto marcou 10 vezes, o ponteiro Dante, nove, o oposto Wallace, que entrou durante a partida, fez oito pontos, e o meio de rede Lucão marcou sete vezes. O levantador Bruno também pontuou três vezes.

O JOGO

A Sérvia abriu o placar e Sidão deu o troco para o Brasil. Contando com erros dos brasileiros, os sérvios retomaram a vantagem no placar e fizeram 6/3. No primeiro tempo técnico, a Sérvia vencia por 8/5. Houve uma reação e, no bloqueio de Leandro Vissotto, o Brasil deixou o placar igual: 8/8. A Sérvia voltou a abrir três pontos em 13/10. A vantagem continuou com o adversário, que fez 16/12 na segunda parada técnica. A equipe verde e amarela se aproximou em 16/18, mas os sérvios não permitiram a virada. O placar era desfavorável ao Brasil em 24/21 na reta final do set, que foi vencido pela Sérvia por 25/22.

O Brasil começou melhor. A equipe verde e amarela transformou uma postura mais agressiva em pontos e abriu 4/1. A Sérvia buscou e deixou tudo igual em 6/6. Bruno conseguiu um ace e o time brasileiro fez 8/6 na primeira parada técnica. Outro ponto direto de saque, desta vez de Murilo, e o Brasil aumentou a vantagem para três pontos: 10/7. Com grande passagem de Murilo no saque, a diferença ampliou para 13/7. O terceiro ace do set foi de Sidão (15/8). Dante também enganou a recepção adversária e no ponto direto de saque levou o Brasil a 19/10. O segundo set foi mais tranquilo e, com dois pontos de saque de Murilo na reta final, os brasileiros venceram por 25/15.

A Sérvia começou a terceira parcial bem no saque e fez 5/3. Com potente ataque de Leandro Vissotto, a seleção brasileira colocou um ponto à frente no primeiro tempo técnico: 8/7. O set seguiu equilibrado, com as equipes alternando no comando do marcador. No bloqueio de Bruno, o Brasil fez 12/11. Com Murilo no ataque, o Brasil fez 16/13 na segunda parada técnica. O set seguiu disputado (19/19) e a Sérvia abriu quatro pontos no final (23/19). No final, vitória dos sérvios, que fecharam em 25/20.

O quarto set começou com Wallace e Rodrigão em quadra. No ace de Sidão, o Brasil fez 3/0. No erro do adversário, a equipe brasileira ainda abriu mais um ponto de vantagem. Com boa diferença no placar, o Brasil fez 8/4 no primeiro tempo técnico. Com belo bloqueio de Sidão, a equipe verde e amarela fez 10/6. Apesar da boa vantagem, a equipe brasileira viu os sérvios se aproximarem. Quando encostaram em 19/18, Bernardinho pediu tempo. No lance seguinte, empate em 19 pontos. Mas os brasileiros mostraram que queriam jogo e fizeram dois pontos consecutivos: 21/19. Uma grande defesa de Wallace fez a bola voltar e cair na quadra adversária (23/20). Também com Wallace, o Brasil venceu o quarto set por 25/22.

Murilo abriu o set decisivo com uma bola de meio fundo. Na sequência de saque de Sidão, o Brasil abriu 4/1. A Sérvia encostou em 5/4, mas Rodrigão atacou e colocou o time brasileiro com dois pontos de vantagem. Com ponto de bloqueio de Sidão, a vantagem foi verde e amarela na virada de quadra: 8/5. O Brasil teve tranquilidade para levar o set e, no erro do adversário, venceu o tie break por 15/9.

EQUIPES

BRASIL
Bruno, Leandro Vissotto, Sidão, Lucão, Murilo e Dante. Líbero – Serginho
Técnico – Bernardinho
Entraram: Rodrigão, Wallace e Ricardinho

SÉRVIA
Kovacevic N, Kovacevic U, Petkovic, Stankovic, Starovic e Podrascanin. Líbero – Rosic
Técnico – Igor Kolakovic
Entraram: Atanasijevic, Mitic, Rasic e Janic