Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Rio enfrenta o Pinheiros, em São Paulo, na sexta-feira

E-mail Imprimir PDF

Pela terceira rodada do turno da Superliga 2012/2013, o Rio de Janeiro enfrenta o Pinheiros (SP), na sexta-feira (30/11), às 20 horas, no ginásio Henrique Villaboim, casa do adversário, na capital paulista. A equipe carioca busca a terceira vitória na competição (venceu o São Caetano e o Campinas), tentando manter os 100% de aproveitamento. Após duas rodadas, o time de Bernardinho ocupa a segunda colocação da Superliga, com seis pontos, atrás do Uberlândia (MG), no ponto average.

Depois da importante vitória sobre o Campinas, fora de casa, na terça-feira (27/11), o Rio de Janeiro chega a São Paulo como favorito a mais uma vitória. Mas é aí que mora o perigo. "O Pinheiros não tem nada a perder. O adversário vai jogar solto e não podemos vacilar. A vitória sobre o Campinas nos deu confiança, mas sabemos que não podemos relaxar", alerta Natália, que recebeu o prêmio VivaVôlei, concedido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) à melhor atleta em quadra no jogo de Campinas.

A jogadora, que não disputou a Superliga passada por conta de duas cirurgias na canela, é uma das grandes apostas do técnico Bernardinho para a atual temporada. No confronto anterior, ela marcou 16 pontos, sendo a maior pontuadora da equipe ao lado da americana Logan Tom. Outra que brilhou na boa vitória sobre o time campineiro foi Juciely. A central da Unilever marcou 15 pontos, sendo nove de bloqueio. Foi a melhor bloqueadora da rodada, segundo a CBV.

Jogo perigoso

A exemplo de Natália, Juciely também lembra que todo o cuidado para a partida contra o Pinheiros é pouco. "O time delas é jovem. E equipes assim jogam com alegria e atrevimento, pois não há pressão pela vitória", analisa.

Também especialista no bloqueio, Valeskinha, a outra central titular do time do Rio, lembra que partidas consideradas menos difíceis, teoricamente, podem se tornar ossos duros de correr, caso o time entre desconcentrado. "Contra um time forte, você já está ligada mesmo antes de a partida começar. Se você não entra com o esse espírito contra os demais, a coisa pode se complicar", diz. "Temos que estar determinadas para fechar a partida em 3 a 0, de preferência. Qualquer ponto perdido pode fazer falta na classificação final".

Pelo regulamento da Superliga, as equipes que vencem o jogo por 3 a 0 ou 3 a 1 ganham três pontos. Em caso de vitória por 3 a 2, leva dois pontos e o adversário um. A equipe carioca é heptacampeã da Superliga Feminina de Vôlei, a mais vencedora da história da competição. A equipe também soma no currículo dez títulos estaduais, os últimos nove consecutivos. Nesta temporada, algumas jogadoras e o técnico Bernardinho são personagens da campanha "Se você tem orgulho do Rio, vai sentir o mesmo desse time", que aproxima ainda mais a equipe da comunidade do Rio de Janeiro.

Pinheiros x Rio de Janeiro
Dia: sexta-feira (30)
Horário: 20h
Local: Rua Hans Nobling, S/N , Jardim Europa
Ingresso: entrada gratuita