O Rio de Janeiro confirmou seu favoritismo e venceu o Pinheiros (SP) por 3 a 0 (25/21, 25/21, 25/19), na sexta-feira (30/11), em jogo válido pela terceira rodada do turno da Superliga 2012/13, no ginásio do adversário, em São Paulo. A ponteira Gabi, do Rio, ficou com o troféu VivaVôlei, oferecido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para a melhor jogadora em quadra. As principais pontuadoras da partida, que durou 1h20, foram a oposta Sarah Pavan, a meio-de-rede Valeskinha e a ponteira Logan Tom, pela equipe carioca, e a oposta Glauciele, do Pinheiros, todas com 11 pontos. O Rio de Janeiro soma nove pontos na competição, com 100% de aproveitamento em três jogos.
Apesar da vitória, a equipe do técnico Bernardinho não deixou a quadra satisfeita com a sua atuação. " O time não fez o programado. Sabíamos, por exemplo, da eficiência do bloqueio adversário e o enfrentamos em vários momentos", comentou o treinador. "Contra Campinas, entramos com concentração máxima. Apesar do alerta, não conseguimos manter o foco contra o Pinheiros. E as jogadoras estavam afobadas"
Segundo a oposta Sarah Pavan todo o time poderia ter sido mais eficiente na partida. "Eu também poderia ter me apresentado melhor. Vencemos por 3 a 0, mas todas nós ficamos devendo", disse.
Já a ponteira Gabi, que entrou no terceiro set e ganhou o Viva Vôlei, comentou que sua principal função em quadra no terceiro set foi levantar o astral do grupo. "O time não estava feliz com a sua atuação. Ajudei o time a vibrar, a não deixar a peteca cair", afirmou.
A levantadora Roberta, que entrou na inversão do 5-1 em vários momentos da partida, também ajudou o time a fechar jogo em 3 a 0, corrigindo várias bolas mal recepcionadas. "Estou sempre preparada para entrar em momentos complicados da partida. Ajudei a equipe, principalmente no último set, mas também sai da quadra triste porque não fizemos uma grande partida". reclamou.
O Rio de Janeiro começou a partida com a levantadora Fofão, as ponteiras Logan Tom e Natália, as meios-de-rede Valeskinha e Juciely, a oposto Sarah Pavan e libero Fabi. Entraram: Bruna, Roberta, Régis e Gabi.
O Pinheiros iniciou com a levantadora Macris, as ponteiras Silvana e Glauciele, as meios-de-rede Lara e Carol, a oposta Andréia e a líbero Léia. Entraram: Sabrina, Yslany e Ellen.