Esporte & Cia

Tuesday, Apr 23rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Rio vira, vence Osasco e é campeão da Superliga-Fem

E-mail Imprimir PDF

Aconteceu na manhã do domingo, 7 de abril de 2013, o confronto decisivo que definiu o campeão da Superliga Feminina de Vôlei 2012/2013, no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo (SP).

No primeiro set, a equipe de Osasco demonstrou um voleibol bem mais apurado e dominou as ações, fechando em 25 a 22.

Durante o segundo set, o Osasco mais uma vez mostrou o seu bom voleibol e começou na frente, chegando a abrir 7 a 4, mas a equipe do técnico Bernardinho encostou em 7 a 7. Quem definiu como as equipes desfrutariam o primeiro tempo técnico foi o Osasco que fez 8 a 7. O time paulista continuou pressionando forte e chegou a 16 a 15, sempre na frente. Bernardinho tentou acertar a equipe nas chamadas de tempo, mas, as meninas não correspondiam e o Osasco chegou a abrir 22 a 16. A partida já estava em 24 a 18 quando no set point, a equipe carioca encostou em 24 a 19, mas, as paulistas fecharam em 25 a 19. Dois sets a zero para o Osasco.

No terceiro set, o Rio de Janeiro partiu para o tudo ou nada , mas, novamente o Osasco se mostrou irredutível desde o início, não dando espaços para reação. O momento que o Rio de Janeiro brilhou mais, foi quando abriu 4 a 3, mas o Osasco deixou tudo igual. Na sequência o Rio abriu 6 a 4 e no primeiro tempo técnico, o jogo já estava em 8 a 6 para a equipe do técnico Bernardinho.

O set seguiu emocionante e a reação do Rio de Janeiro começou a se desenhar com mais firmeza quando o time chegou a abrir 18 a 13. A equipe carioca seguia com dificuldade de fechar o set, mesmo vencendo por 22 a 19 e o Osasco crescia na parte final, pressionando ao abrir 20 pontos, quando Bernardinho instruiu a equipe para segurar mais firme os ataques da equipe adversária. De volta à quadra, as atletas do Rio forçaram; chegaram a 24 a 20 e fecharam o terceiro set em 25 a 20 - 2 sets a 1 para o Osasco.

O Rio de Janeiro continuava vivo na partida e, precisava vencer o quarto set para forçar uma decisão no tie break. O jogo seguiu equilibrado, mas, logo a equipe carioca abriu 5 a 2 e fechou o primeiro tempo técnico em 8 a 3. Neste ponto, a torcida do Rio incentivava as jogadoras que correspondiam em quadra, abrindo nove pontos de vantagem (12 a 3), desestabilizando emocionalmente a equipe paulista. Com 16 a 7, o Rio de Janeiro seguia decidido a chegar ao tie break e o Osasco tentava se recuperar em quadra, mas a tarefa era difícil. Mesmo assim, a equipe paulista tentava se recuperar e o Rio de Janeiro pressionava cada vez mais até chegar a 20 a 10. Deste ponto em diante, o domínio das cariocas era evidente; mesmo com toda reação das meninas paulistas. Enquanto o Rio tentava fechar o set, o Osasco queria pelo menos recuperar a empolgação para entrar mais firme no tie break. O Rio chegou ao set point com 24 a 14 e conseguiu o ponto final com 25 a 15. TIE BREAK garantido!

TIE BREAK

Num erro recepção e da levantadora Fofão, o Osasco saiu na frente, mas, o Rio empatou logo na sequênciia (1 a 1). Em pouco tempo o placar já estava em 4 a 2 para o Rio, mas o Osasco encostou (4 a 3). O Rio manteve-se na frente e chegou a 7 a 5, enquanto o Osasco tentava continuar vivo na partida. As jogadoras trocaram de lado com 8 a 5 para as cariocas.

Com 10 a 7, o título parecia estar garantido para o Rio de Janeiro que enfrentava um Osasco que não se entregava. O esforço paulista parecia não surtir efeito e no tempo solicitado, foram feitos os últimos ajustes nas equipes. Neste ponto o placar estava (Rio 11x7 Osasco). 

Com 13 a 8 para o Rio, o título aproximava-se cada vez mais e não demorou muito para isso acontecer, quando o placar já estava em 14 a 9. O título saiu com 15 a 9.  Três sets a dois, com parciais de (22/25 - 19/25 e 15/25 - tie break OSA 9/15 RIO

Rio de Janeiro CAMPEÃO DA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEIBOL - EDIÇÃO 2012/2013.

RETROSPECTO:

As duas equipes finalistas, Rio de Janeiro e Osasco, se conhecem bastante. Com mais esta final, elas já se enfrentaram 70 vezes desde 1997, com vantagem para a equipe carioca em número de vitórias: 39. O time paulista venceu 31 vezes.

Na atual temporada, os dois times jogaram três vezes, incluindo o jogo decisivo, com duas vitórias do Rio e uma do Osasco. No turno, no Rio de Janeiro, a equipe carioca venceu por 3 sets a 2. No returno, em Osasco, o time adversário deu o troco e garantiu a vitória pelo mesmo placar. Esta é a 12ª final do Rio de Janeiro, a nona consecutiva, sempre diante do tradicional rival. Nas duas últimas edições, as equipes se revezaram no lugar mais alto do pódio. O Rio venceu a edição 2010/11, no Mineirinho, em Belo Horizonte, por 3 a 0. Na temporada 2011/12 a vitória foi de Osasco, no Maracanãzinho, também por 3 a 0 e agora, o Rio levou a melhor ao vencer no tie break por 15 a 9 e parciais de (22/25 - 19/25 e 15/25).

O Rio de Janeiro tem agora a equipe octacampeã da Superliga e segue como a mais vencedora da história da competição. O time carioca também soma no currículo dez títulos estaduais - os últimos nove consecutivos.

Cesar Leite / ESPORTE &CIA
Colaborações de: * Vipcomm
                           * Local de Comunicação