A Seleção Brasileira enfrentou a Holanda em jogo válido pelas quartas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul 2010 e perdeu por 2 a 1 no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth.
O primeiro gol foi marcado por Robinho, depois de um lançamento de Felipe Melo que estava antes do meio de campo. Robinho entrou em posição legal pelo meio da zaga e desviou para o gol, abrindo o placar aos 10 minutos de jogo.
O gol de empate holandês, saiu aos 8 minutos do segundo tempo, quando Sneijder tentou cruzamento da direita, a bola bateu em Felipe Melo e entrou. Brasil 1x1 Holanda.
A virada da Holanda aconteceu aos 23 minutos. Em cobrança de escanteio pelo alto, Kuyt desviou na primeira trave para trás e Sneijder só completou de cabeça para dentro do gol. O fato negativo da partida, foi a explulsão de Felipe Melo.
A virada da Holanda aconteceu aos 23 minutos. Em cobrança de escanteio pelo alto, Kuyt desviou na primeira trave para trás e Sneijder só completou de cabeça para dentro do gol. O fato negativo da partida, foi a explulsão de Felipe Melo. O brasileiro pisou no meia Arjen Robben e foi expulso aos 28 minutos do segundo tempo. No lance, derrubou o jogador e completou pisando em cima de sua perna.
.Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva e Felipe Melo; Daniel Alves, Kaká e Robinho; Luís Fabiano (Nilmar)
Técnico: Dunga
Holanda
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel e De Jong; Robben, Sneijder e Kuyt; Van Persie (Huntelaar)
Técnico: Bert van Marwijk
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Assistente nº1: Toru Sagara (Japão)
Assistente nº2: Hae Sang Jeong (Coréia do Sul)